Haddad escolhe novo diretor do Banco Central; saiba quem é Guilherme Melo

Economista deve assumir uma das vagas abertas no BC após aval do Senado.

Author
Publicado em 01/02/2026 às 10:49h - Atualizado Agora Publicado em 01/02/2026 às 10:49h Atualizado Agora por Wesley Santana
Guilherme ajudou nas campanhas de Haddad e Lula à presidência (Imagem: Washington Costa/MF)
Guilherme ajudou nas campanhas de Haddad e Lula à presidência (Imagem: Washington Costa/MF)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já decidiu quem vai ocupar o posto de uma das duas vagas abertas no Banco Central. O economista Guilherme Melo teria sido o escolhido para a cadeira, embora não haja confirmação de qual diretoria.

Atualmente, a Diretoria de Política Econômica e a Diretoria de Organização do Sistema Financeiro e Resolução estãosendo ocupadas de forma interina pelos atuais chefes. Segundo informações da Bloomberg, Melo deve ser indicado com o objetivo de ampliar a interlocução da Fazenda com o Bacen.

Guilherme é o atual secretário de Política Econômica da Fazenda, um dos principais nomes na hierarquia do ministério comandado por Haddad. Por diversas vezes, o chefe da pasta fez elogios públicos ao auxiliar, que tem longa carreira acadêmica e técnica.

Leia mais: Tesouro Reserva: novo título público chega em março com resgate 24 horas

Depois da indicação, o próprio presidente Lula deve aceitar o nome e enviá-lo ao Senado. Só então, quando os parlamentares aprovarem o nome, ele poderá assumir a vaga.

Além de compor o BC, ele também participará das reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária) na definição da taxa de juros no Brasil. Na última reunião, apenas sete dos nove diretores votaram no colegiado, considerando que os outros ocupam vagas interinas.

Guilherme Melo é formado em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo) e em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Além disso, tem mestrado em Economia Política e doutorado em Ciências Econômicas.

Em seu currículo, consta que ele dá aulas na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), além de ter passagens por outras faculdades paulistas. Desde 2023, atua como secretário neste terceiro mandato de Lula.