Guerra na Ucrânia deve se expandir, segundo ex-presidente do BID

Para Luis Alberto Moreno, guerra também deve durar mais tempo que o previsto

Author
Publicado em 26/09/2023 às 18:16h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 26/09/2023 às 18:16h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro

O ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, afirmou, nesta terça-feira (26), que a guerra na Ucrânia deve se prolongar e se expandir. 

“A guerra da Ucrânia deve se prolongar e se expandir. Quem previa apenas dois exércitos se enfrentando na Europa, já se deu conta do erro”, disse Moreno. 

A fala foi dita durante a 38ª Conferência Hemisférica da Fides (Federação Interamericana da Empresa de Seguros), no Rio de Janeiro. A Fides é o maior evento de seguros da América Latina.

Moreno também afirmou que as tensões entre Washington e Pequim devem seguir presentes "com ramificações diplomáticas e tecnológicas".

Moreno criticou ideias antidemocráticas dos últimos anos no Brasil

Sobre o Brasil, Moreno afirmou que o País é um dos destaques da América Latina e elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por "buscar acordo entre contrários para reformas necessárias". 

Ele destacou, entretanto, que o Brasil não vai combater desigualdades sem falar de crescimento. "É um tema central para a sociedade", disse Moreno. 

Moreno criticou, por outro lado, as ideias antidemocráticas que entraram em pauta no País nos últimos anos. "A discussão sobre o crescimento não deverias ser de caráter ideológico, mas prático", afirmou o ex-presidente do BID