Governo de Portugal cai em meio a denúncias de conflito de interesses
Com isso, país terá 3ª eleição legislativa em pouco mais de três anos.

Formado há menos de um ano, o governo do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, foi derrubado nesta terça-feira (11). Com isso, o país terá novas eleições legislativas nos próximos meses.
Líder do partido de centro-direita PSD (Partido Social-Democrata), Luís Montenegro foi acusado de conflito de interesses por causa da empresa de consultoria da sua família.
💲 Segundo a imprensa portuguesa, a esposa e os filhos do primeiro-ministro são sócios de uma empresa de consultoria que se beneficiou da alteração da lei dos solos portuguesa e tem entre os seus clientes um grupo de casinos. Este grupo, no entanto, pagaria 4.500 euros à empresa por mês e precisa ter seu contrato de concessão renovado até o final deste ano pelo governo português.
Luís Montenegro negou conflito de interesses, dizendo que afastou-se da empresa depois que foi eleito presidente do PSD, em 2022. Contudo, a acusação foi mantida, sob a alegação de que o primeiro-ministro ainda poderia tirar proveito dos lucros, já que é casado em comunhão parcial de bens.
Diante disso, partidos de oposição apresentaram duas moções de censura ao governo. A proposta era derrubar o governo, mas foi rejeitada pelo Parlamento.
O PS (Partido Socialista), o principal partido de oposição ao governo, propôs, então, a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o assunto.
❌ Contudo, Montenegro preferiu apresentar uma moção de confiança ao Parlamento, o que representaria um voto de confiança ao governo. A proposta, no entanto, não foi aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira (11).
Após a votação, Montenegro disse que era preferível ter a "clarificação" dessa questão a passar por um período prolongado de instabilidade política. Ele destacou ainda que deixa o governo com uma boa avaliação da população portuguesa.
3ª eleição em 3 anos
🗳️ Diante da derrubada do governo, Portugal terá eleições para a formação de uma nova assembleia legislativa e a escolha de um novo primeiro-ministro. O pleito deve ser convocado para maio pelo presidente, Marcelo Rebelo de Sousa.
Esta será a terceira eleição legislativa em cerca de três anos em Portugal. Isso porque o governo anterior também acabou de forma antecipada por causa de suspeitas de corrupção. O ex-primeiro-ministro António Costa, do PS, renunciou em novembro de 2023, mas as acusações de corrupção mostraram-se equivocadas na sequência.
PSD e PS devem disputar novamente o comando do governo português nas próximas eleições. Sondagem de intenção de voto realizada pela Pitagórica mostra os partidos em empate técnico, com leve vantagem para a Aliança Democrática, liderada pelo PSD. Já uma sondagem da Intercampus mostra o PS à frente.
O partido de extrema-direita Chega aparece na terceira posição da disputa. Contudo, vem perdendo força em relação às eleições realizadas em 2023, segundo as sondagens.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA