EUA estendem pausa nas taxas para a China por mais 90 dias

Os EUA mantêm tarifas de 20%, e a China mantém a cobrança retaliatória de 10% sobre os produtos norte-americanos.

Author
Publicado em 12/08/2025 às 08:29h - Atualizado 19 horas atrás Publicado em 12/08/2025 às 08:29h Atualizado 19 horas atrás por Elanny Vlaxio
O anúncio foi feito na última segunda-feira (11) (Imagem: Shutterstock)
O anúncio foi feito na última segunda-feira (11) (Imagem: Shutterstock)

⚠️ Na última segunda-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que estende por 90 dias a suspensão das tarifas aplicadas às importações chinesas, conforme declarou uma autoridade da Casa Branca. A trégua tarifária entre Washington e Pequim expiraria nesta terça-feira, 12.

"Temos lidado muito bem com a China. Como vocês provavelmente já ouviram, eles estão pagando tarifas tremendas aos Estados Unidos da América", disse Trump a jornalistas. "Eles estão lidando muito bem", acrescentou o republicano. Com isso, as tarifas norte-americanas ficam em 20% e a China mantém a retaliação de 10% sobre os produtos dos EUA.

Relembre o caso

A disputa começou em fevereiro, quando os Estados Unidos impuseram uma sobretaxa de 10% sobre produtos chineses, além dos 10% já existentes. Em 2 de abril, o presidente Donald Trump anunciou tarifas recíprocas, adicionando uma nova alíquota de 34% sobre produtos da China, o que elevou o total para 54%.

A China respondeu na mesma medida, com uma tarifa de 34% sobre produtos norte-americanos. A Casa Branca, então, elevou novamente as taxas, desta vez em 50 pontos percentuais, chegando a 104%.

💰 Após a China sinalizar uma elevação para 84% nas tarifas contra os EUA, o governo Trump subiu novamente sua tarifa para 145%. “Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato”, escreveu Trump em sua rede social.

Leia também: Com críticas ao Fed, Trump já tem quatro cotados para substituir Powell

Como contra-ataque, a China elevou suas tarifas para 125% e criticou duramente os EUA, afirmando que as tarifas se tornarão “uma piada”: “Mesmo que os EUA continuem a impor tarifas mais altas, isso deixará de fazer sentido econômico e se tornará uma piada na história da economia mundial”.

Em 15 de abril, a Casa Branca declarou que a China enfrentaria tarifas de 245% sobre produtos que entram nos EUA, justificando a medida como reação às represálias chinesas. Posteriormente, Trump anunciou que as tarifas seriam “substancialmente” reduzidas, mas que não chegarão a ser eliminadas. Em maio, os EUA e a China fecharam um acordo para reduzir, por 90 dias, as tarifas recíprocas entre os dois países.

🤳 Pelo acerto, os EUA diminuíram suas tarifas de 145% para 30%, enquanto a China reduziu de 125% para 10%, até o dia 14 de maio. Já em junho, Trump e Xi conversaram pela 1ª desde o início da guerra comercial. Segundo Trump, os presidentes haviam concordado em resolver as diferenças relacionadas às tarifas.