China anuncia taxas de 34% aos EUA em retaliação ao tarifaço de Trump
O governo chinês também adicionou 11 empresas americanas à sua "lista de entidades não confiáveis".

🚨 A China anunciou nesta sexta-feira (4) que vai impor tarifas recíprocas de 34% sobre todas as importações dos Estados Unidos a partir do dia 10 de abril. A medida é uma retaliação ao "tarifaço" anunciado pelo presidente americano Donald Trump (Partido Republicano).
“Essa prática dos EUA não está de acordo com as regras do comércio internacional, prejudica seriamente os direitos e interesses legítimos da China e é uma prática típica de intimidação unilateral”, disse a Comissão de Tarifas do Conselho de Estado da China, em comunicado.
O governo chinês também comunicou que implementará controles sobre a exportação de terras raras destinadas aos EUA. A lista de materiais com exportação controlada pelo governo inclui samário, gadolínio, térbio, disprósio, lutécio, escândio e ítrio. Essas restrições já passam a vigorar a partir desta sexta.
🗣️ "O objetivo da implementação do governo chinês de controles de exportação sobre itens relevantes de acordo com a lei é proteger melhor a segurança e os interesses nacionais e cumprir obrigações internacionais como a não proliferação", disse o Ministério do Comércio em um comunicado.
Leia também: Trump minimiza tombo dos mercados: "Está indo muito bem"
Além disso, a China também adicionou 11 empresas americanas à sua "lista de entidades não confiáveis", incluindo fabricantes de drones. Segundo o governo, essas empresas cooperaram militar e tecnologicamente com Taiwan, com isso, prejudicando a soberania nacional.
Na última quinta-feira (3), o Ministério do Comércio chinês havia exigido que a cobrança das taxas fosse cancelada imediatamente. Segundo o órgão, a medida ignorou as negociações comerciais multilaterais. A China não foi a única a reagir.
💭 A chefe do Executivo da União Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu as novas tarifas de Trump como uma grande golpe para a economia global e disse que a União Europeia está preparada para responder com medidas retaliatórias casos as negociações com Washington fracassem.
"Não queremos necessariamente retaliar. Mas se for necessário, temos um plano forte para retaliar e o usaremos", afirmou, num discurso ao Parlamento Europeu em Estrasburgo. "Nosso objetivo é uma solução negociada. Mas é claro que, se necessário, protegeremos nossos interesses, nosso povo e nossas empresas", disse.
Na outra ponta, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou um novo pacote de €14,1 bilhões para blindar a economia espanhola. “O governo da Espanha não vai esperar para ver o que acontecerá nos próximos dias ou semanas. Vamos responder, como sempre, de forma antecipada, para estarmos preparados”, disse o premiê ao apresentar o novo pacote.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA

Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista