Ceia de natal está mais salgada em 2025; veja o que aumentou

Nos últimos cinco anos, os preços dos principais produtos da data festiva subiram quase 50%.

Author
Publicado em 21/12/2025 às 09:09h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 21/12/2025 às 09:09h Atualizado 1 minuto atrás por Wesley Santana
Mesa de natal é tradicional entre famílias brasileiras (Imagem: Shutterstock)
Mesa de natal é tradicional entre famílias brasileiras (Imagem: Shutterstock)

Uma das datas mais esperadas do ano está chegando, e com ela chega a hora de fazer aquele banquete. No entanto, o Natal de 2025 pode pesar mais no bolso dos consumidores, de acordo com um levantamento feito pela XP Investimentos.

Segundo a corretora, no intervalo dos últimos cinco anos, a ceia familiar ficou quase 49,6% mais cara. Neste mesmo período, a inflação oficial foi de 38%, portanto, os principais produtos tiveram aumentos mais expressivos.

A XP comparou o preço de seus produtos que não podem faltar no natal do brasileiro: filé-mignon, bacalhau, queijo, vinho, frutas e leite condensado. A alta mais acentuada foi das frutas, que quase dobraram no período pesquisado.

Leia mais: Orçamento de 2026 passa com R$ 61 bi em emendas e R$ 5 bi para eleições

Na comparação com o ano passado, os gastos aumentaram, mas tentou acompanhar a inflação oficial. A cesta sofreu uma correção de 7%, sendo que o IPCA totalizou uma variação de 4,46%.

Para os analistas da corretora, a saída para muitas famílias seria fazer as compras com antecedência. Desta forma, fugindo dos dias mais próximos do Natal, é possível buscar preços mais baixos e tentar economizar nesta conta que pode sair bem cara. 

“O diagnóstico ajuda no planejamento: bebidas e itens sazonais costumam compensar quando comprados com antecedência, fora do pico de demanda”, avalia Rachel de Sá, estrategista de investimentos.