21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
O Banco Master está envolvido em mais uma polêmica, desta vez envolvendo influenciadores e críticas ao BC (Banco Central) nas redes sociais.
🚨 Os influenciadores de direita Rony Gabriel e Juliana Moreira Leite revelaram ter recebido propostas de uma empresa para difundir nas redes sociais a narrativa de que o BC se precipitou ao decretar a liquidação do Master.
A informação foi antecipada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, e depois confirmada nas redes sociais pelos próprios influenciadores.
Em um vídeo publicado no Instagram, Rony Gabriel disse que uma empresa lhe procurou no final de dezembro oferecendo uma "boa quantia de dinheiro" para que ele publicasse vídeos dizendo que "o Banco Master era uma vítima do Banco Central".
Segundo a companhia, este era um trabalho "de gerenciamento de reputação e gestão de crise" que seria prestado a um "executivo grande" e que fazia parte de uma "disputa política contra o sistema".
Conhecida como Julie Milk, a influenciadora Juliana Moreira Leite também foi procurada para questionar a liquidação do Banco Master e a atuação do Banco Central.
📱 Os dois recusaram a proposta. Ainda assim, uma série de posts críticos à atuação do BC e à liquidação do Master surgiram nas redes sociais no final de dezembro, sugerindo que essa empresa também procurou outros influenciadores e conseguiu avançar com a campanha.
Um dos principais alvos dos ataques é ex-diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, Renato Gomes, que barrou a compra do Master pelo BRB (BSLI4). Contudo, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também são citados.
Em nota, a Febraban disse que identificou no final de dezembro um "volume atípico de postagens com menções à entidade e seus representantes, referentes ao noticiário sobre liquidação de instituição financeira".
"A Febraban está analisando se as postagens identificadas naquele período caracterizariam ou não eventual ataque coordenado à entidade", acrescentou.
A entidade, que representa os principais bancos brasileiros, disse, por sua vez, que "já se observou nos últimos dias uma redução significativa daquele volume atípico".
"A Febraban faz, de forma periódica, com empresas especializadas, monitoramento de postagens em redes sociais relativas à sua atuação e à do setor bancário", explicou.
O BC não comentou o ocorrido, mas na terça-feira (6) questionou a decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) que determinou uma inspeção no banco para apurar os procedimentos relativos à liquidação do Master.
No mesmo dia, a PF (Polícia Federal) marcou novos depoimentos para avançar com as investigações sobre o assunto. Entre os convocados a prestar esclarecimentos, estão ex-sócios de Daniel Vorcaro, o dono do Master, e ex-diretores do BRB.
Como revelado por uma operação realizada em novembro, a PF investiga a instituição por supostos crimes contra o sistema financeiro, como a emissão de títulos de crédito falsos.
Diante de todas essas polêmicas, o liquidante do Banco Master ainda não liberou a lista de credores da instituição. Por isso, o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) ainda não pôde prosseguir com o reembolso dos investidores e correntistas do Master.
Ou seja, quem investia nos CDBs do Master ainda não recebeu seu dinheiro de volta, mesmo depois de 50 dias da liquidação. E ainda não há prazo para que isso aconteça.
Para piorar, os CDBs pararam de render quando a liquidação do banco foi decretada, em 18 de novembro de 2025. Por isso, o rendimento desse investimento pode vir bem abaixo do esperado, entenda aqui.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Investidores podem financiar as operações de crédito dos bancos destinadas ao agronegócio brasileiro.
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?