21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
O BC (Banco Central) atualizou nesta terça-feira (28) a forma de cálculo do requerimento de capital para o risco operacional do SFN (Sistema Financeiro Nacional). Com isso, os bancos terão que aportar mais recursos para cobrir eventuais ocorrências desse tipo de risco.
Em nota, o BC disse que a nova regra elevará em R$ 34 bilhões a exigência de capital agregada do Sistema Financeiro Nacional até 2028, quando a regra entrará completamente em vigor. A norma começa a valer em 1º de janeiro de 2025, mas será implementada de forma faseada até 2028 para "suavizar o impacto no capital requerido".
Leia também: Americanas (AMER3): Safra diz que acordo com bancos prevê interrupção de investigações
O requerimento de capital para o risco operacional é a segunda maior parcela de capital exigida dos bancos e instituições financeiras que compõem o SFN. Só o aumento projetado pelo BC, de R$ 34 bilhões, corresponde a 2,6% do patrimônio de referência do SFN.
O recurso é exigido para cobrir eventuais ocorrências de risco operacional, que é definido pelo BC como "a possibilidade da ocorrência de perdas resultantes de eventos externos ou de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas ou sistemas, e inclui o risco legal".
Segundo o BC, a forma de cálculo do requerimento de capital para o risco operacional foi alterada para que o país adotasse as recomendações do Comitê de Basileia para a Supervisão Bancária, organização que busca fortalecer a solidez dos sistemas financeiros mundiais.
"As recomendações do Comitê de Basileia visam a harmonização da regulação prudencial adotada por seus membros", afirmou o BC, que disse considerar as "condições estruturais da economia brasileira" ao adotar as recomendações do comitê".
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.
Taxação de imposto de renda sobre os títulos do agronegócio e mercado imobiliário ainda requer aprovação, para então só valer em 2026.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?