BC libera resgate automático de Valores a Receber a partir desta terça (27)

A modalidade está disponível apenas para quem possui chave Pix do tipo CPF.

Author
Publicado em 27/05/2025 às 08:10h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 27/05/2025 às 08:10h Atualizado 1 dia atrás por Elanny Vlaxio
O novo serviço do SVR é opcional (Imagem: Shutterstock)
O novo serviço do SVR é opcional (Imagem: Shutterstock)

A partir desta terça-feira (27) o SVR (Sistema Valores a Receber) do BC (Banco Central) implementa uma mudança: o resgate de valores agora pode ser feito por meio de solicitação automática. 

💸 Segundo o BC, o objetivo é “facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”.

Essa novidade elimina o procedimento manual anterior, facilitando o acesso ao "dinheiro esquecido" – saldos remanescentes de bancos, consórcios e outras instituições financeiras que não foram reclamados ou transferidos por seus titulares, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Para quem está disponível o serviço

Disponível apenas para pessoas físicas com chave Pix do tipo CPF, o novo serviço do SVR é opcional. Quem não tiver essa chave e desejar a habilitação automática no SVR, deve providenciá-la junto à sua instituição financeira. 

💰 O Banco Central esclarece que, com a habilitação automática no SVR, o cidadão não será notificado sobre a devolução de valores, que serão creditados diretamente na conta pela instituição financeira. As exceções são as instituições que não aderiram ao termo de devolução via Pix e os valores de contas conjuntas.

Como utilizar

Para habilitar a solicitação automática no SVR, é necessário acessar a plataforma utilizando uma conta gov.br de nível prata ou ouro e ativar a verificação em duas etapas. Veja abaixo o passo a passo. 

  • Acesse o gov.br;
  • Informe o seu CPF e senha;
  • Consulte o SVR com CPF e data de nascimento;
  • Caso tenha valores a receber, selecione a vinculação da conta por meio do Pix com CPF;
  • Habilite a função.

Leia também: BC anuncia leilão de linha de até US$ 1 bi nesta terça (27)