2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
🚨 O Banco Mundial revisou para baixo sua expectativa de crescimento econômico para o Brasil em 2025, reduzindo a estimativa de 2,2% para 1,8%. A nova projeção foi divulgada nesta quarta-feira (24) e acompanha uma reavaliação mais ampla sobre o desempenho das economias da América Latina e Caribe, cuja previsão caiu de 2,5% para 2,1%.
Com isso, a região passa a ser vista como a de crescimento mais lento do mundo no próximo ano, segundo a instituição.
De acordo com o relatório, o novo cenário reflete uma combinação de fatores:
“O cenário econômico global mudou drasticamente, com níveis mais altos de incerteza”, afirmou Carlos Felipe Jaramillo, vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe.
Ele defendeu a necessidade de reformas estruturais para recalibrar políticas públicas e aumentar a resiliência das economias da região.
➡️ Leia mais: Oil&Gás em alta? Conheça as 4 ações pagadoras de dividendos favoritas do Itaú BBA
No caso brasileiro, o corte na projeção do PIB para 2025 reflete uma visão semelhante à divulgada recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que também reduziu suas previsões para o país.
Apesar da expectativa de uma safra agrícola robusta, analistas alertam para um cenário de perda de tração na economia ao longo do próximo ano, pressionada por:
O Banco Central também atualizou sua projeção para o PIB de 2025 recentemente, cortando de 2,1% para 1,9%.
Outro alerta do Banco Mundial foi em relação ao endividamento crescente dos países da América Latina. A relação dívida/PIB da região passou de 59,4% em 2019 para 63,3% em 2023, limitando a capacidade de investimento público e exigindo maior austeridade fiscal.
“Ampliar a produtividade, adotar novas tecnologias e aproveitar o nearshoring são caminhos viáveis para reacelerar o crescimento”, afirmou William Maloney, economista-chefe do Banco Mundial para a região.
📊 O relatório reforça que integração comercial e atração de investimentos estrangeiros devem permanecer como prioridades para que as economias latino-americanas consigam superar os desafios internos e externos nos próximos anos.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Einar Rivero, CEO da Elos Ayla, revela a rentabilidade dos principais investimentos em novembro e nos últimos 12 meses.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?