Anbima reduz projeções de Selic e IPCA; confira

Coordenador de grupo consultivo diz que cenário é construtivo para a inflação

Author
Publicado em 26/01/2024 às 15:47h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 26/01/2024 às 15:47h Atualizado 3 meses atrás por Jennifer Neves
Inflação - Shutterstock
Inflação - Shutterstock

📉 A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) reduziu a projeção da Selic ao final do ano, de 9,50% para 9,25%. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) também teve estimativa reduzida, de 3,9% para 3,8% ao fim de 2024..

As avaliações foram feitas pelo grupo consultivo macroeconômico da entidade.

"O cenário para inflação neste início de ano é construtivo, com destaque para os preços dos alimentos, que devem impactar menos o IPCA do que em anos anteriores e, assim, abrir espaço para o Banco Central manter o ritmo de cortes nas próximas reuniões do colegiado", disse Fernando Honorato, coordenador do grupo consultivo, em nota.

Ele complementa que, se a inflação e núcleos permanecerem em uma trajetória confortável, é possível que a taxa básica de juros reduza ainda mais, ao final do atual ciclo de queda.

O grupo consultivo macroeconômico da Anbima se reúne aproximadamente a cada 45 dias, nas semanas antecedentes ao Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central.

-Com informações da Agência Estado-