Adeus, Papa Francisco: Saiba como foi o seu sepultamento em Roma

Milhares de pessoas acompanharam a cerimônia de despedida em frente à Basílica de São Pedro

Author
Publicado em 26/04/2025 às 15:14h - Atualizado Agora Publicado em 26/04/2025 às 15:14h Atualizado Agora por Lucas Simões
Depois, o corpo do Papa Francisco foi levado do Vaticano até a Basílica de Santa Maria Maior, na capital italiana (Imagem: Reprodução/Vatican News)
Depois, o corpo do Papa Francisco foi levado do Vaticano até a Basílica de Santa Maria Maior, na capital italiana (Imagem: Reprodução/Vatican News)

✝️ A despedida ao Papa Francisco chegou ao fim na manhã deste sábado (26) em Roma, capital da Itália, já que a vontade do primeiro latino-americano a chefiar a Igreja Católica era de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior. Dessa forma, o seu corpo foi traslado do Vaticano, após uma Missa de Exéquias à frente da Basílica São Pedro, acompanhada por mais de 50 mil pessoas.

Com a presença de líderes mundiais, entre os quais a comitiva brasileira, religiosos, fiéis católicos e turistas, Jorge Mario Bergoglio, o nome de batismo do Papa Francisco, ainda foi saudado por mais de 150 mil pessoas pelas ruas de Roma, no trajeto de quase quatro quilômetros e meio entre as duas basílicas, conforme informações do próprio Vaticano.

Por volta das 13h, no fuso horário de Roma, cerca 8h pelo horário de Brasília, iniciou-se o rito de sepultamento do Papa Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril, aos 88 anos, logo após a comemoração da Páscoa. O túmulo, por escolha do próprio papa, é simples – composto apenas pela inscrição “Franciscus” e uma cruz ao centro. 

“Papa Francisco agora repousa no nicho sepulcral na nave lateral, entre a Capela Sforza e a Capela Paulina, onde se encontra o ícone de Maria Salus Popoli Romani. Podemos ter a certeza de que os dois jamais se separarão”, destacou a Santa Sé, em nota.

➡️ Leia mais: Brasil “ficou rico” cobrando tarifas dos EUA, diz Trump

Quem será o próximo Papa da Igreja Católica?

Depois da morte do Papa Francisco, os principais líderes da Igreja Católica já começam a se movimentar para eleger um novo nome. Conforme regra da Santa Sé, é necessário fazer um processo chamado “conclave” para a eleição do próximo Pontífice.

Isso acontece como uma eleição que reúne todos os cardeais com mais de 80 anos que, formando dois terços dos votos, devem dizer quem vai ocupar o cargo. Ao menos sete brasileiros estão aptos a votar e também a se tornar o novo Papa. São eles:

  • Dom Odilo Scherer – Arquidiocese de São Paulo (SP)
  • Dom Orani João Tempesta – Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ)
  • Dom Paulo Cezar Costa – Arquidiocese de Brasília (DF)
  • Dom Leonardo Ulrich Steiner – Arquidiocese de Manaus (AM)
  • Dom Sérgio da Rocha – Arquidiocese de Salvador (BA)
  • Dom Jaime Spengler – Arquidiocese de Porto Alegre (RS)
  • Dom Raymundo Damasceno Assis – Emérito da Arquidiocese de Aparecida (SP)

🗓️ A decisão sobre o novo Papa ainda não tem data para acontecer, mas deve movimentar não só o Vaticano como todo o mundo. Uma fumaça de cor branca saindo da chaminé da Capela Sistina, seguida de uma fala em latim “Temos Papa”, anuncia a eleição do novo Pontífice.