Adeus, dividendos nos EUA? Entenda por que Trump quer impedir empresas de defesa
Escalada das tensões geopolíticas e possíveis conflitos armados entre países coloca setor bélico sob holofotes.
Duas semanas depois dos primeiros mísseis, parece que Irã e Israel resolveram terminar a guerra que escalou no Oriente Médio. Por meio de pronunciamento televisivo, o presidente persa Masoud Pezeshkian anunciou o fim da “guerra de 12 dias”.
🗣 “Hoje, após a resistência heroica de nossa grande nação, cuja determinação faz história, estamos testemunhando o estabelecimento de uma trégua e o fim desta guerra de 12 dias imposta pelo aventureirismo e pela provocação de Israel”, afirmou Pezeshkian.
O anúncio vem depois que os Estados Unidos, por meio do presidente Donald Trump, havia definido um cessar-fogo entre as duas nações do Oriente Médio, com apoio do Catar. O líder iraniano destacou que está disposto a resolver problemas que tenham ficado com os EUA.
Pezashian ainda classificou o fim do conflito como “grande vitória” para o lado do exército do Irã. Anteriormente, o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, disse que essa “não é uma nação que se rende”.
🚢 Leia mais: Irã ameaça fechar o Estreito de Ormuz e mercado já projeta novas altas do petróleo
O cessar-fogo entre Israel e Irã entrou em vigor na madrugada desta terça-feira (24), mas, depois da hora marcada, ainda se registraram disparos oriundos dos dois lados. Trump destacou que os dois países violaram os termos do acordo.
"Israel tem de se acalmar. Tenho de fazer Israel se acalmar", disse Trump. “Não jogue suas bombas. Se fizer isso, será uma grande violação”, pontuou.
♨ O exército de Israel também confirmou o término da guerra, mas disse que agora os esforços serão concentrados na região de Gaza, conforme fala do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.
“A campanha contra o Irã ainda não acabou”, disse Eyal Zamir. "Nosso foco agora é resgatar os reféns em Gaza e desmantelar o regime do Hamas".
A escalada mais recente da guerra entre Israel e Irã teve início no dia 12 de junho, quando o Tel Aviv bombardeou dezenas de alvos no país rival. Diversas cidades do país foram atingidas por mísseis, que tinham o objetivo de interromper o programa nuclear do país.
Na sequência, o Irã retaliou enviando também centenas de mísseis balísticos que atingiram a capital e romperam o sistema de defesa chamado Domo de Ferro.
Os dois países mantêm relações estremecidas ao menos desde a década de 1970, remontando à Revolução Islâmica do Irã. Com o passar do tempo, o estado judeu passou a considerar seu vizinho uma ameaça dada a disputa religiosa que existe pela faixa de Gaza e o seu programa nuclear.
Escalada das tensões geopolíticas e possíveis conflitos armados entre países coloca setor bélico sob holofotes.
Presidente dos Estados Unidos não descarta operação militar para obter controle da maior ilha do mundo.
Mais de 3 anos após o início da guerra entre ucranianos e russos, Trump consegue acesso aos recursos naturais críticos
Políticos da maior economia da Europa devem aprovar orçamento bilionário de gastos com defesa e armamento.
Gastos de energia com IA podem estar por trás do interesse dos EUA no país caribenho.
Metais preciosos registram forte alta com incertezas na Venezuela; prata chega a 7%.
Governo americano diz ter deposto o ditador venezuelano do Poder, retirando ele e sua esposa do país.
O pacto prevê a libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas desde 7 de outubro de 2023.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?