O SCVB11 é um fundo de índice negociado em bolsa listado na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) e administrado pela Market Vector Indexes GmbH (“Market Vector”).
O índice Market Vector Brazil Small-Cap Value (BRL) Index, tem por objetivo rastrear o desempenho de companhias cujas ações estão listadas em bolsa brasileira, e que possuam baixa capitalização de mercado e valuation, conforme metodologia abaixo:
- O fundo deve investir no mínimo 95% de seu patrimônio em ações de empresas que integrem a carteira teórica do Índice e em posições compradas no mercado futuro, de forma a refletir indiretamente a variação e rentabilidade do Índice.
- O fundo pode investir até 5% de seu patrimônio líquido, isolado ou cumulativamente, em outras aplicações financeiras.
Dentre as principais características do ETF em questão, podemos destacar:
Estratégia de investimento: O SCVB11 segue uma estratégia de investimento que visa capturar o desempenho das empresas brasileiras de pequeno e médio porte.
Diversificação: O ETF SCVB11 é composto por uma carteira diversificada de ações de empresas brasileiras de pequeno e médio porte, de diferentes setores da economia.
Baixa taxa de administração: O fundo possui uma taxa de administração relativamente baixa em comparação a outros tipos de investimento, o que pode ser atrativo para investidores que buscam reduzir os custos.
Na prática, isso oferece aos investidores uma exposição ampla ao mercado de Small Caps, o que pode ser interessante para investidores que entendem os riscos relacionados e que buscam uma possível alavancagem da sua carteira de aplicações financeiras ao aportar recursos em empresas que podem crescer rapidamente.
No entanto, é importante lembrar que investimentos em fundos apresentam riscos e que o desempenho do SCBV11 pode variar significativamente para mais ou para menos no curto ou longo prazo, assim como todo tipo de investimento em ações e renda variável.
Por isso, ao investir neste ou em outros tipos de ativo, lembre-se de que retorno passado não é garantia de rentabilidade futura.