Terremoto de escala 7,5 atinge sul da Argentina e Chile; não há risco de tsunami
Esse é o nível mais alto da escala que começa em 0

Um terremoto potente atingiu o sul da Argentina e do Chile na manhã desta sexta-feira (2), segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. O evento registrou uma magnitude de 7,5 na escala Richter.
🌀 O epicentro do terremoto foi a região conhecida como Passagem de Drake, um corredor marítimo que divide o continente americano e a Antártida. Em terra, a cidade mais impactada foi a chilena Puerto Williams, por volta das 09h.
O tremor foi tão forte que as instituições locais acenderam alerta vermelho para a possibilidade de um tsunami na região. Horas depois, com a situação já controlada, os especialistas descartaram a eventualidade do tsunami.
"A população é solicitada a agir com calma e seguir as instruções das autoridades e equipes de emergência", disse o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) do Chile. Poucos minutos depois, a ordem de evacuação também foi retirada, mas o alerta foi mantido para a região.
"O dever neste momento é prevenir e seguir as instruções das autoridades. Os Comitês de Gestão de Riscos de Desastres (Cogrid), tanto regionais quanto nacionais, já estão operacionais. Todos os recursos do Estado estão à sua disposição", disse o presidente chileno Gabriel Boric, por meio das redes sociais.
🧾 Leia mais: China avalia proposta dos EUA para negociar tarifas
Em entrevista ao jornal argentino Clarín, um morador da região contou como foi a sensação na hora do terremoto que atingiu a região de Ushuaia. "Eu estava sentado no sofá, assistindo TV, e pensei que era o gato empurrando o sofá. Mas então as plantas começaram a se mover, tudo começou a se mover. E foi um momento muito importante", lembrou.
A ministra argentina de Segurança, Patricia Bullrich, tentou acalmar a população dizendo que a situação está calma. "Estamos online, em contato com o governo local e com as autoridades do Chile. Existe a Agência Federal de Emergência, que está sob a órbita do Ministério da Segurança Nacional. O terremoto foi nas profundezas do mar. Eles têm um alerta de tsunami, mas Ushuaia no momento não tem nenhum tipo de alerta", disse.
Puerto Williams e Ushuaia são as duas cidades mais ao sul do continente americano, localizadas a uma curta distância da Antártida. Ambas estão localizadas em uma zona austral, conhecida por muitos desastres naturais em razão das condições muito particulares.