Se você já se interessa por criptomoedas ou já leu algo a respeito, é provável que já tenha ouvido falar em ICO. Mas é bem possível também que não saiba exatamente o que é e como funciona.

O mercado financeiro pode parecer complexo para quem ainda não o conhece bem, ou está iniciando no ramo dos investimentos.

No que se refere às criptomoedas então, as dúvidas podem ser ainda maiores. Afinal, a moeda digital ainda é uma área que gera desconfiança em muita gente, apesar de ser bastante segura. Por isso, a novidade pode assustar algumas pessoas no início.

Enfim, se você ainda não sabe exatamente o que é e como funciona ICO, continue lendo este artigo, e tire as dúvidas necessárias para considerar o investimento em criptomoedas.     

O que é ICO?

Entenda o que é o ICO
Entenda o que é o ICO – Foto por Pexels

ICO é um procedimento de oferta de moedas digitais novas, que as empresas fazem para os investidores, com a finalidade de capitalizar o desenvolvimento de projetos.

A palavra ICO é a sigla usada para a expressão Initial Coin Offering. Se traduzirmos para o Português, ficaria algo como oferta inicial de moeda.

Essa oferta inicial de moedas, busca apresentar projetos novos de criptomoedas, e conseguir capital por meio de investidores. Em geral, esse projeto é feito por startups.

Para garantir segurança, essa criação se baseia em uma tecnologia chamada Blockchain. É uma forma de capitalização relativamente simples.

Pois é menos complexa do que o processo chamado IPO, que é realizado para ações da Bolsa de Valores, o qual vamos explicar melhor mais adiante neste artigo.

Como funciona um ICO?

Mas, como funciona essa oferta inicial de moedas chamada ICO? A primeira coisa que os desenvolvedores do projeto de ICO precisam fazer, é oferecer para investidores novas unidades de criptomoedas.

Essa oferta é feita em troca de moedas virtuais mais conhecidas, como Bitcoin e Etherum, que já estão mais populares no mercado.

Desse modo, quem decidir investir nessas novas criptomoedas, será considerado investidor da ICO. E são as pessoas que vão, de fato capitalizar, o desenvolvimento do projeto apresentado pela empresa ofertante.

Esses investidores receberão as representações digitais do ativo no qual investiram, que são denominados tokens.

Para que essas novas moedas entrem no mercado, é preciso que o projeto alcance êxito.

Quando o projeto consegue prosperar, a nova criptomoeda entra no mercado, e cada investidor recebe as criptomoedas que comprou no momento da oferta.

O benefício é que o valor da moeda adquirida tenderá a ser maior do que no momento da aquisição.

Então, após receber suas novas moedas, o investidor pode decidir o que fazer com elas, pode vender, guardar na carteira de investimentos ou trocar.

Etapas de um ICO
Etapas de um ICO – Foto por Pexels

Quais são as etapas

De forma resumida, podemos dizer que o processo de ICO se dá em cinco etapas, conforme a seguir:

  1. Startup oferta o projeto de ICO em troca de uma moeda digital popular (geralmente Bitcoin e Etherum);
  2. Investidores adquirem tokens dessa nova moeda para capitalizar o projeto de ICO;
  3. Se o projeto tiver êxito, as novas moedas entram no mercado;
  4. O investidor recebe suas novas moedas, geralmente, em valor mais elevado do que quando comprou o token;
  5. O investidor decide se vai trocar, vender ou colocar suas novas moedas na carteira de investimentos.  

Quais as vantagens de investir em criptomoedas em um ICO?

Agora vem a pergunta mais importante. Vale a pena investir em criptomoedas em um ICO?

Segundo o site de investimentos Capital Research, a resposta para uma pergunta como essa nunca é fácil ou definitiva. Pois o investidor deve analisar algumas coisas antes de decidir.

Um estudo realizado pela empresa de investimentos Mangrove Capital, mostrou que quem investiu em ICO no ano de 2014, teve um retorno de, em média, 1.300%. Por isso, foi considerado um investimento muito positivo.

Para entender melhor, isso significa dizer que, para cada 1 euro investido, o investidor recebeu um retorno de 1.300 euros.

A grande valorização de criptomoedas atualmente, também é uma vantagem para esse tipo de investimento.

Especialistas afirmam que é uma maneira simples de investir até para pessoas que não têm um plano de negócios definido, ou um produto para gerar renda.

Mas a erdade é que é importante consultar um especialista antes de se decidir por investir em ICO. Pois ele terá condições de fazer uma análise completa da conjuntura e do seu perfil de investidor. Desse modo, poderá te ajudar a decidir pelas melhores opções de investimento. 

Portanto, dentre as principais vantagens, podemos enumerar as seguintes:

  • Possibilidade de altos lucros;
  • Pouca burocracia;
  • Grande valorização do Bitcoin, a moeda digital mais popular.

Quais os riscos envolvidos em um ICO?

É importante avaliar alguns riscos antes de se decidir sobre o investimento. Dentre eles, podemos citar:

  1. Pode ocorrer de a oferta de ICO dar errado, apesar de muitos casos já terem dado certo. O Etherum, por exemplo, que hoje é uma das criptomoedas mais populares, começou dessa forma;
  2. É um investimento arriscado por conta da volatilidade;
  3. Não há regulamentação;
  4. Risco de apostar em um projeto que tenha fraudes;
  5. Riscos comuns no mercado de moedas digitais (não há garantias de continuidade de seu crescimento).

O que devo avaliar antes de investir?

O que você deve analisar antes de participar de um ICO?
O que você deve analisar antes de participar de um ICO? Foto por Pexels

Considerando as vantagens e os riscos do investimento em ICO, podemos concluir que é preciso fazer uma análise cuidadosa de prós e contras, antes de realizar um investimento como esse.

Se, por um lado, investir em ICO pode oferecer rendimentos muito altos com facilidade, considerando a tendência de valorização das criptomoedas, por outro lado, não há garantias de que essa tendência permanecerá. E, caso ela se inverta, a desvalorização também pode ser grande.

Além disso, tem o risco de investir em um projeto que, depois, não alcance sucesso, ou que aponte fraudes. Além disso, também não há uma regulamentação nesse processo. Então, é preciso lidar com as redes de confiança.

Por isso, o ideal é pesquisar bastante sobre o tema, analisar as vantagens e os riscos, e contar com uma consultoria especializada. Pois ela irá te direcionar para o investimento mais vantajoso.

O site Investidor10 apresenta conteúdo atualizado e relevante, para ajudar na escolha de ativos para comprar. É possível obter muita informação nesse site, para escolher os melhores investimentos.

Qual a diferença entre ICO e IPO?

Muita gente fica em dúvida sobre a diferença entre ICO e IPO. A diferença fundamental entre as duas siglas, é que IPO se refere à oferta inicial de ações por uma empresa para o mercado financeiro. Já o ICO, se refere à oferta de novas criptomoedas.

A sigla ICO surgiu inspirada na sigla IPO, já que o funcionamento da oferta se dá de maneira semelhante nas duas.

Para não restar dúvidas, podemos dizer que ICO é a oferta inicial de moedas digitais, para capitalizar o projeto de uma nova criptomoeda. Essa oferta costuma ocorrer em fóruns de criptomoedas. O mais conhecido deles é o Bitcointalk.

A sigla IPO significa Initial Public Offering. Em Português, significa oferta pública inicial, e diz respeito ao processo de lançamento de ações de empresas na Bolsa de Valores, para conseguirem fundos para tocarem seus projetos.

Quando surgiu o ICO?

O ICO surgiu em 2013, quando ocorreu a primeira emissão de nova moeda pela empresa Mastercoin, que hoje se chama Omni.

Naquela época, havia expectativa de que os tokens comercializados aumentariam de valor com o desenvolvimento da plataforma Omni, e daria lucros para os investidores.

Foram mais de 500 investidores que apostaram nessa ideia. Juntos, investiram 5 mil Botcoins nos Tokens Omni, o que equivalia a 500 mil dólares. O retorno foi de mais de 1,25 milhões de dólares.

Hoje em dia, existem 560 mil tokens em circulação. E eles estão capitalizados em mais de 21 milhões de dólares.

O que são criptomoedas? 
Criptomoedas – Foto: Freepik

Onde investir em uma oferta inicial de moedas (ICO)?

Se você se interessou em investir em ICO, precisa estar por dentro das ofertas. Para ficar sabendo de ofertas iniciais de criptomoedas, o ideal é ficar de olho nos fóruns.

Como investir?

Para investir, você deve seguir os seguintes passos:

  • Fazer registro em uma ICO no site do projeto (todos os projetos legítimos têm site);
  • Tenha ou compre moedas digitais para trocar pelos tokens (Etherum ou Bitcoin);
  • Coloque suas criptomoedas na carteira digital que seja controlada por você (um software que fique em seu dispositivo, e que só você tem as senhas);
  • Compre os tokens da ICO com suas criptomoedas;
  • Os tokens comprados vão para a sua carteira digital;
  • Armazene seus tokens em sua carteira digital. Verifique se estão seguros. Geralmente, as grandes ICOs já tomam as providências para que você possa armazenar os tokens na sua carteira.
  • Por fim, aguarde o resultado do projeto, para definir se manterá os tokens para receber os dividendos, ou se irá negociar eles. 

Então, agora que você já sabe como funciona o investimento em ICO, fica mais fácil avaliar a possibilidade desse tipo de investimento.

Mas não se esqueça de consultar um profissional capacitado para te ajudar a escolher os melhores ativos para a sua carteira de investimentos.