Comitiva brasileira no velório do Papa tem Lula, Alcolumbre e Barroso

Funeral do pontífice será realizado neste sábado

Author
Publicado em 25/04/2025 às 19:37h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 25/04/2025 às 19:37h Atualizado 2 minutos atrás por Wesley Santana
Papa Francisco será enterrado no próximo sábado (Imagem: Divulgação/PR)
Papa Francisco será enterrado no próximo sábado (Imagem: Divulgação/PR)

A comitiva brasileira que foi ao velório do Papa Francisco passou 30 minutos no espaço reservado para a cerimônia. O grupo desembarcou em Roma, na Itália, na noite de quinta-feira (25), composto por 20 autoridades.

🕊 Além do presidente Lula e a primeira-dama Janja, o grupo brasileiro também foi composto por Davi Alcolumbre (presidente do Senado), Hugo Motta (presidente da Câmara) e Luís Roberto Barroso (presidente do STF). A ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics, também fez parte da comitiva presidencial.

Esta sexta é o último dia do velório aberto do corpo do pontífice, sendo que às 20h o caixão deve ser fechado. O funeral do Santo Padre será realizado na manhã deste sábado (horário de Brasília) na Basílica de Santa Maria Maior, fora do Vaticano.

Este foi um pedido de Francisco em um testamento assinado em 2022. Outro pedido foi que sua lápide tenha apenas a inscrição “Franciscus”.

🚨Leia mais: Fernando Collor é preso e se torna o terceiro ex-presidente brasileiro atrás das grades

"Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário mariano, onde ia rezar no início e no fim de cada viagem apostólica, para confiar com fé minhas intenções à mãe imaculada e agradecer-lhe por seu cuidado dócil e materno", escreveu ele. “As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas com a quantia de um benfeitor que destinei à basílica papal de Santa Maria Maior, conforme instruções que providenciei transmitir ao monsenhor Rolandas Makrickas, comissário extraordinário do capítulo liberiano", acrescentou.

Segundo informações do Estado Católico, mais de 250 mil pessoas compareceram à Basílica para acompanhar o velório. Delegações de dezenas de países desembarcaram na Europa para acompanhar a despedida do Papa.

Morte do religioso

🩺 Francisco morreu na última segunda (21), vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), depois de aparecer em público no Domingo de Páscoa. A equipe médica que o atendeu destacou que o pontífice não sentiu dor excessiva e que não havia nada a ser feito para salvar a sua vida.

“Entrei nos aposentos dele e ele (Francisco) estava com os olhos abertos. Verifiquei que não havia problemas respiratórios. E então tentei chamá-lo pelo nome, mas ele não respondeu. Naquele momento, eu sabia que não havia mais nada a fazer. Ele estava em coma”, disse o médico Sergio Alfieri, médico do hospital Gemelli, em Roma, que acompanha o chefe do Vaticano.