A Anheuser-Busch InBev S.A. (AB InBev) é uma das maiores fabricantes de bebidas do mundo, classificadas no setor de consumo não cíclico e inserida na indústria de bebidas alcoólicas.
A companhia é responsável por um dos portfólios mais amplos do mercado global de cervejas, incluindo marcas amplamente reconhecidas em diversos continentes.
Fundada a partir da fusão entre a belga Interbrew, a brasileira AmBev e a norte-americana Anheuser-Busch, a empresa cresceu com o objetivo de criar uma líder mundial no setor cervejeiro, unindo marcas históricas, grande escala de produção e eficiência operacional.
A AB InBev é proprietária de mais de 500 marcas, entre elas Budweiser, Stella Artois, Corona, Beck’s, Michelob Ultra, Bud Light, Skol, Brahma e Antarctica. Seu portfólio abrange cervejas premium, mainstream e bebidas alternativas, além de produtos sem álcool e de baixo teor alcoólico.
A companhia possui atuação global e presença significativa na América do Norte, América Latina, Europa, África e Ásia. No total, opera em mais de 50 países e distribui seus produtos para praticamente todos os continentes.
Regiões estratégicas incluem os Estados Unidos, Brasil, México, Canadá e China, representando grande parte de sua receita global.
O setor de bebidas alcoólicas é influenciado por mudanças no consumo, preferências regionais, regulamentações sobre álcool e tendências como bebidas premium, produtos artesanais e opções sem álcool.
A AB InBev responde a esses desafios investindo em inovação, expansão de marcas globais e modernização de processos produtivos.
A empresa possui dezenas de fábricas, centros de distribuição e uma rede logística global altamente integrada. A força de trabalho ultrapassa 160.000 funcionários, distribuídos em diferentes operações ao redor do mundo.
As ações da Anheuser-Busch InBev S.A. são negociadas internacionalmente na Bolsa de Bruxelas (Euronext Brussels) sob o ticker ABI, e também na Bolsa de Nova York (NYSE) através de ADRs sob o ticker BUD.
História e quando foi criada a Anheuser-Busch InBev S.A.
A história da AB InBev é resultado da combinação de múltiplas empresas centenárias. Suas raízes remontam ao século XIV, com a criação das cervejarias Leffe e Hoegaarden, na Bélgica, e à fundação da cervejaria Anheuser-Busch nos Estados Unidos em 1852.
A primeira grande fusão ocorreu em 2004, quando a belga Interbrew se uniu à brasileira AmBev, criando a InBev. Essa união marcou o início da expansão global acelerada, reunindo marcas líderes na Europa e na América Latina.
Em 2008, a InBev adquiriu a norte-americana Anheuser-Busch por US$ 52 bilhões, formando a Anheuser-Busch InBev, uma das maiores transações da história da indústria de bebidas. A partir desse momento, a empresa se tornou a maior cervejaria do mundo.
Nas décadas seguintes, a companhia continuou seu processo de expansão. Em 2016, realizou a aquisição da SABMiller, em um negócio avaliado em mais de US$ 100 bilhões, consolidando sua posição global e ampliando significativamente sua presença em mercados emergentes, especialmente na África.
Entre 2020 e 2024, a AB InBev investiu em transformação digital, tecnologias de produção mais sustentáveis, expansão de marcas premium e desenvolvimento de produtos sem álcool. O período também foi marcado por adaptações à volatilidade econômica global e às mudanças nos hábitos de consumo após a pandemia.
Informações Complementares
A empresa Anheuser-Busch InBev S.A. (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 124,07 Bilhões, tendo um patrimônio de $ -.
Com um total de 163.695 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Não-Cíclico e categorizada na indústria de Bebidas (Alcoólicas).
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 58,61 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 6,10 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 20,35, um P/VP de 0,00 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da BUD ficou em 1,68%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR ABUD34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker BUD.