Burger King (ZAMP3) e Camil (CAML3) se destacam entre maiores altas de agosto; entenda

Na contramão do Ibovespa, as duas empresas do ramo alimentício tiveram alta significativa nos papéis

Author
Publicado em 22/09/2023 às 15:34h - Atualizado 7 meses atrás Publicado em 22/09/2023 às 15:34h Atualizado 7 meses atrás por Juliano Passaro

O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores do Brasil, registrou o pior mês de agosto desde 2015, acumulando queda de 5,09% no período. Algumas empresas, entretanto, se destacaram mesmo com o cenário adverso na bolsa. Entre elas:Camil (CAML3) e Burger King (ZAMP3), com altas de 17,31% e 25,34% no mês, respectivamente.

No caso da Camil, a alta no preço do arroz devido aos impactos do El Niño para os maiores produtores mundiais de arroz e a recente imposição pela Índia de uma proibição da exportação dos grãos têm contribuído para o aumento dos preços, o que fez o mercado ver a Camil como uma boa oportunidade de investimento. É isso que explica a analista Caroline Sanchez, da Levante Corp.

“Nossas perspectivas positivas para a Camil se baseiam principalmente no impacto positivo do aumento dos preços do arroz na receita da empresa, visto que existe uma grande correlação entre os preços do arroz no Brasil e o preço da Camil”, disse Sanchez.

O fenômeno climático El Niño foi confirmado, no início de junho, pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA). É esperado que o fenômeno tenha impacto no agro. Dessa forma, as empresas ligadas a commodities possuem um viés de alta de preços no repasse aos consumidores.

“Essa perspectiva positiva se estende para outras empresas do setor de grãos, visto que o impacto positivo do El Niño para grãos como o arroz e o milho, que deve contribuir para o aumento da produção, acaba refletindo no aumento de volume de grãos recebido por empresas como AgroGalaxy, Boa Safra, Brasil Agro e Kepler Weber, por exemplo”, ressaltou Sanchez.

Para Felipe Pontes, sócio fundador da consultoria financeira L4 Capital, a Camil pode aparecer como uma opção atraente para investidores que buscam se beneficiar da alta dos preços do arroz e da diversificação de produtos da empresa.

“Com 60 anos de existência, o Grupo Camil acelerou aquisições para diversificar sua linha de produtos, reduzindo a dependência de arroz e feijão. Esse movimento pode tornar a empresa mais resiliente às volatilidades do mercado”, afirmou Pontes.

O especialista da L4 Capital também destacou que a aprovação de juros sobre capital próprio (JCP) de R$ 0,07 bruto por ação, com data ex 05/09/2023, e o interesse de grandes investidores também adicionaram atrativos ao ativo no mês de agosto.

“A ação da Camil registrou alto volume de negociações pela corretora do JP Morgan, o que sugere que grandes investidores estão apostando na empresa”, pontuou Pontes.

Alta do Burger King (ZAMP3) na bolsa

As ações do Burger King (ZAMP3) tiveram alta de 25,34% em agosto, ficando entre as cinco maiores do mês.

De acordo com Felipe Pontes, o fator pode ser explicado pela redução de custos e otimização de sua operação, além do investimento estrangeiro na empresa.

“A Zamp está em um processo de racionalização de gastos, que inclui cortes de 15% na equipe corporativa e uma redução no número de lojas próprias. Além disso, a empresa está focada em reduzir sua alavancagem”, explicou Pontes.

Em relação ao investimento estrangeiro, Pontes destacou que o fundo Mubadala realizou uma compra significativa de ações da Zamp, o que pode ser interpretado como um voto de confiança na estratégia da empresa, apesar dos desafios atuais. Apesar desses fatores, o especialista vê as ações da empresa com cautela.

“Aqui eu já acho que é um caso mais arriscado para o investidor no geral. É um negócio gastador de dinheiro, porém parecem estar querendo resolver essa situação daqui por diante”, concluiu Pontes.

O Investidor10 destaca que esta matéria não configura uma recomendação de investimentos.