O Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG) traz o desempenho médio das empresas que oferecem melhores condições para os acionistas não controladores, ou seja, os minoritários.
Para participar deste índice é necessário esclarecer do que se trata o tag along. Esse nome, em tradução livre, quer dizer “ir junto”, isso faz sentido já que se trata justamente da garantia legal de que se o controlador vender uma participação os acionistas vão poder vender suas ações por um percentual mínimo estabelecido previamente.
Tendo sido isso explicado, para participar do ITAG o tag along deve ser maior que 80% para as ações ordinárias. Para as ações preferenciais não existe uma regra que dita sobre o tag along. Em caso de units, a composição da regra equivalerá a composição da unit e a regra de tag along do ativo. Assim que a empresa adota o tag along que atende aos critérios ela entra na carteira teórica não sendo necessária revisão de carteira temporal como ocorre com outros índices.
O ITAG reflete tanto a cotação das ações presentes na carteira do índice quanto os dividendos distribuídos pelos ativos que a compõem. Ao índice que representa tanto as cotações das ações quanto o retorno que as ações proporcionam em formas de dividendos e juros sobre o capital próprio damos o nome de índice retorno total, como é o caso do ITAG.