As forças de Porter: Como isso pode te ajudar nos investimentos

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Publicado em 25/04/2021 às 11:58h - Atualizado 3 anos atrás Publicado em 25/04/2021 às 11:58h Atualizado 3 anos atrás por Redação
Forças de Porter
Escolher bons métodos de análises de ações é importante, seja qual for seu perfil de investidor. Por isso, as forças de Porter podem te auxiliar nessa decisão de compra de uma ação.A melhor empresa para investir é aquela aprovada nas análises quantitativas e qualitativas.Nesse caso, entram as forças de Porter. Confira abaixo!O que é um administrador de fundos imobiliários?

O que é um administrador de fundos imobiliários?

Quais são as forças de Porter? 

As 5 forças de Porter são: barreiras de entrada, concorrência, poder dos compradores, poder dos fornecedores e produtos substitutos.Juntas, formam uma ferramenta desenvolvida pelo professor Michael Porter de Harvard Business School. Em suma, seu objetivo é analisar a atratividade de um setor e sua provável lucratividade.Para os investidores, as forças de Porter são utilizadas para comparar diferentes ações e, assim, identificar qual oferece mais oportunidades de crescimento ao longo do tempo.

1ª Força - Barreiras de entrada 

A primeira força de Porter é a de barreiras de entrada. Essa força é definida como a análise de ameaças de novos entrantes no mercado e a situação da barreira, que pode dificultar ou facilitar essa entrada.Uma barreira de entrada vulnerável em uma ação no mercado permite que qualquer pessoa possa se tornar um investidor, sem requerer muito esforço. Nesse caso, é preciso traçar estratégias mais fortes e bem diferenciadas para se destacar em meio aos concorrentes.Por outro lado, mercados que possuem uma barreira forte e que requerem um alto investimento de entrada ou muitas estratégias, dificultam novos entrantes. Dessa maneira, diminuindo a quantidade de novos concorrentes que podem ameaçar seus investimentos. A dica é procurar por empresas com barreiras de entrada mais fortes e duráveis. Assim, você estará mais seguro em seus investimentos, de forma que os concorrentes não consigam afetar sua posição.Como as forças de Porter impactam seus investimentos.

As Forças de Porter te ajudam a escolher melhor seus investimentos. Foto por Freepik.[/caption]

2ª Força - Concorrência 

A segunda força de Porter analisa a força dos concorrentes. Esse é o momento de avaliar quantos concorrentes uma empresa tem, quem são eles e se há qualidade nesses concorrentes.Empresas que possuem muitos competidores têm muita dificuldade de se diferenciar no mercado.Como resultado, tais empresas não conseguem agregar valor em seus produtos/serviços e precisam investir na velha guerra de preços.Em cenários em que a rivalidade competitiva é baixa e a empresa oferece diversos serviços exclusivos, as oportunidades de se obter lucros melhores e saudáveis é maior. Bons exemplos de empresas que são muito fortes no mercado e possuem poucos concorrentes são o Google e Outback Steakhouse.A estratégia de negócios é escolher ações de empresas que têm essa força de Porter, entendendo a rivalidade entre outros concorrentes no setor e qualidade dos serviços.

3ª Força - Poder dos compradores

A força de poder dos compradores também pode ser chamada de barganha de clientes.Basicamente, a barganha de clientes é a força de negociação de uma empresa. Nesse caso, não é só o preço que importa, mas é preciso que os clientes estejam dispostos a pagar pelo valor do produto. Um bom exemplo disso é a Apple, pois não importa quanto custe o novo Iphone do ano, sempre haverá milhões de pessoas dispostas a pagar pelo valor estabelecido pela empresa.Por outro lado, empresas que não possuem essa força tem uma margem de lucro baixa. Pois, não há clientes o suficiente que estejam dispostos a negociar. Por isso, é mais indicado que investidores optem por comprar ações de empresas no qual os clientes tenham esse perfil.

4ª Força - Poder dos fornecedores 

A quarta força de Porter é, na verdade, bem similar à terceira, e se refere à barganha dos fornecedores. Isso porque trata da disponibilidade e dependência na relação entre a empresa e o fornecedor, assim como na força de poder dos compradoresNa prática, isso significa que um mercado que possui uma base menor de fornecedores, há uma relação de dependência e necessidade do preço e forma como o produto/serviço é entregue.Já quando há uma maior oferta de fornecedores trabalhando em um mesmo nicho, a empresa pode escolher qual será o fornecedor mais adequado.Não ter a força de poder sobre fornecedores é um ponto negativo para as empresas. Por isso, esteja atento ao investir em ações de empresas em que ela precisa mais do fornecedor que o contrário.

5ª Força - Produtos substitutos 

A quinta e última força de Porter é definida com a relação da microeconomia básicaOu seja, quando um produto não possui substitutos próximos ou tem pouco potencial de desenvolvimento desses substitutos, a empresa produtora tem menos chances de perder seus clientes.É muito importante analisar essa força, pois se uma empresa oferece um serviço ou produto que já demonstra uma substituição fácil e barata, muito provavelmente ela perderá muitos de seus clientes, o que influencia diretamente os lucros dos investidores.Por isso, antes de investir em uma ação é importante observar se a empresa oferece vantagens aos seus clientes que são difíceis de alcançar, caso surjam novas empresas oferecendo o mesmo serviço por um menor preço. Bem como analisar quais outros produtos que são diferentes, mas servem para o mesmo problema (como a troca de manteiga pela margarina, por ser mais barata).Em alguns casos, mesmo que a empresa sofra algum impacto com as inovações, se ela tiver essa força de Porter, seus retornos ainda estarão acima da média para os investidores.Use as Forças de Porter para escolher as melhores ações para seu portfólio.

Use as Forças de Porter para escolher as melhores ações para seu portfólio. Foto por Freepik[/caption]

Quando utilizar as forças de Porter na análise de ações 

As forças de Porter são mais utilizadas em análises fundamentalistas de ações, principalmente na análise setorial. Para entendermos como utilizar as cinco forças, precisamos retomar duas abordagens da análise fundamentalista: top-down (de cima para baixo) e bottom-up (de baixo para cima).Ambas as análises avaliam o cenário econômico quando a empresa desce ou sobe um degrau. Atrelada a essa avaliação, também acontece uma análise isolada da empresa. As duas abordagens passam pela análise setorial, onde entram as cinco forças de Porter. Pois, uma empresa aprovada na análise quantitativa pode não ser aprovada pela análise qualitativa, o que acaba a desqualificar para investimentos.Em suma, as Forças de Porter permitem entender o potencial de uma empresa além dos seus números. Assim, ao aplicar esse conceito você poderá tomar decisões melhores na hora de escolher qual ação investir!