O Banco Itaú Unibanco S.A. é um dos maiores bancos da América Latina, pertencendo ao setor financeiro e subsetor de intermediários financeiros.
Com o título de maior banco do país, seu portfólio conta com diversos serviços financeiros, incluindo banco de varejo, atacado, gestão de ativos, seguros e cartões de crédito.
O portfólio conta com o Personnalité, Itaú BBA, Rede (anteriormente conhecida como Redecard), Iupp (a plataforma de pontos), Itaú Invest, Credicard e ConectCar.
Além de sua presença no mercado brasileiro, a companhia opera em diversos outros países, reforçando sua posição global, em 20 países na América Latina, Europa e América do Norte.
O banco atua com foco na governança corporativa e na experiência do cliente, atendendo 55 milhões de clientes e 12 milhões de correntistas.
O Itaú Unibanco é uma large cap com ações listadas no mercado brasileiro de Nova Iorque (NYSE), sendo um dos maiores bancos do mundo em termos de valor de mercado e ativos.
As ações do banco são negociadas na B3 sob o ticker ITUB3 e ITUB4, com disponibilidade também no mercado fracionário sob os tickers: ITUB3F e ITUB4F.
História e quando foi criado o Itaú Unibanco
A história da instituição financeira começa em 1924, quando João Moreira Salles fundou a Casa Moreira Salles em Poços de Caldas, Minas Gerais.
O objetivo inicial era fornecer serviços financeiros voltados principalmente para os cafeicultores da região, que eram a base econômica local.
Então no ano de 1943 se inicia a história do Itaú como fundação do Banco Central de Crédito S.A., por Alfredo Egydio de Souza Aranha, operações bancárias no ano seguinte.
Em 1952, o nome foi alterado para Banco Federal de Crédito. Paralelamente, em 1944, foi fundado o Itaú de Minas, que em 1964 se uniu ao Banco Federal de Crédito, formando o Banco Federal Itaú S.A.
Foi em 1977 que o Itaú Unibanco abriu capital na bolsa de valores (IPO), consolidando sua presença no mercado financeiro brasileiro e internacional
Entre 1979 e 1983, o Banco Itaú passou por importantes marcos, como a criação da Itautec, a expansão em Nova York e Portugal, e a transferência da sede para São Paulo.
Na década de 1990 e 2000, ocorreu a aquisição do Banco del Buen Ayre (1998), Fininvest (1999), e a fusão com o Unibanco em 2008, criando o maior banco privado do Brasil.
O Itaú Unibanco foi classificado pela Forbes como a 30ª maior empresa do mundo em 2012, e em 2014 expandiu-se ao mercado sul-americano com a aquisição do CorpBanca no Chile e Colômbia.
A partir de então, o banco seguiu uma estratégia de expansão e modernização, adquirindo outras instituições financeiras e fintechs, como a XP Investimentos (2017) e Zup (2019), além de fortalecer sua atuação digital.
Enquanto em 2023, o Itaú concluiu a venda do Banco Itaú Argentina S.A., como parte de uma estratégia de reorganização de suas operações na região.