A Oncoclínicas do Brasil Serviços Médicos S.A. é uma das maiores redes de oncologia do Brasil, pertencendo ao setor de saúde e subsetor de comércio e distribuição da B3.
Especializada no tratamento do câncer, sua atuação se dá por meio de serviços como radioterapia, quimioterapia, consultas médicas e diagnóstico de precisão.
Fundada em 2010, a empresa possui presença consolidada em 13 estados e no Distrito Federal, com um total de 133 unidades, entre clínicas próprias, parcerias hospitalares e laboratórios de medicina de precisão.
São mais de 300 mil procedimentos de quimioterapia e radioterapia por ano, mais de 4 mil colaboradores, com presença em 12 estados do Brasil, além de mais de 70 unidades para atendimento especializado e uma base de dados de mais de mil médicos especialistas.
Seu modelo de integração vertical oferece um atendimento completo ao paciente, desde o diagnóstico até o tratamento, em um ambiente que prioriza a personalização e a inovação tecnológica.
Além disso, conta com parcerias estratégicas internacionais, como o Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Harvard Medical School, o que contribui para o aprimoramento técnico e científico da equipe médica.
Com a criação do OC Precision Medicine, um laboratório de genômica e patologia, o grupo foca na medicina de precisão e no tratamento personalizado.
Classificada como uma small cap, suas ações são negociadas na B3 sob o ticker ONCO3, e no mercado fracionário sob o ticker ONCO3F.
História e quando foi criada a Oncoclínicas do Brasil Serviços Médicos S.A.
Fundada em 2010, em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelo oncologista Bruno Ferrari, a Oncoclínicas nasceu com a missão de elevar os padrões de tratamento de câncer no Brasil aos níveis internacionais.
O fundador da organização foi o médico oncologista Bruno Lemos Ferrari, com uma extensa formação e experiência na área, atuando ainda como responsável técnico da organização.
A primeira unidade foi estabelecida em Belo Horizonte, seguida por expansões para São Paulo e Pernambuco.
Nos primeiros anos, a empresa se dedicou à expansão das operações, ampliando sua presença para 13 estados e o Distrito Federal, totalizando 129 unidades.
Neste período foi adquirido as unidades médicas:
- Oncoclínica – Centro de Tratamento Oncológico S.A.;
- Núcleo de Oncologia da Bahia S.A.;
- Centro de Excelência Oncológica S.A.;
- Centro Paulista de Oncologia;
- Multihemo Serviços Médicos S.A.;
- Hematológica – Clínica de Hematologia S.A.
Em 2014, a Oncoclínicas firmou uma parceria com o Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Harvard Medical School, com foco em programas de treinamento e educação médica continuada.
Entre os anos de 2016 e 2019, a companhia experienciou uma forte guinada no seu crescimento, quando passou de 1 a para mais de 70 unidades de atendimento.
No ano de 2020, a companhia inaugurou o OC Precision Medicine, um laboratório de alta tecnologia que reúne genômica e análise patológica, permitindo o estudo de síndromes de câncer hereditário 5mme o sequenciamento do exoma.
Então, em 2021, a empresa realizou sua oferta pública inicial (IPO) na bolsa de valores brasileira (B3), movimentando por volta de R$ 3,6 bilhões.
Ao longo dos anos em contínua expansão, em 2024, a empresa homologou um aumento de capital no valor de R$ 1,5 bilhão, investindo sua estrutura financeira.