O Grupo Mateus é a maior rede varejista de alimentos do país, com capital 100% nacional. Ele atua no varejo supermercadista, atacarejo, atacado, eletrodomésticos, móveis, panificação, etc. Além disso, com mais de 34 anos de história, o Grupo consolidou-se entre as maiores marcas do país e a maior do Norte e Nordeste.
A rede, que começou como uma pequena mercearia, hoje emprega mais de 20 mil pessoas do zero. Adicionalmente, a marca soma 29 atacarejos, 24 supermercado, 2 hipermercados, 66 lojas de eletrônicos, 16 lojas de vizinhanças e 9 centros de distribuição.
A marca Mateus também possui as bandeiras Mix Atacarejo, Supermercado Mateus, Eletro Mateus e Camiño Supermercados. Também possui uma plataforma de e-commerce, um aplicativo de descontos (o Mateus app) e os cartões Mateuscard e Crednosso.
História Grupo Mateus
Antes de se tornar varejista, Ilson Mateus, dono do Grupo, trabalhou como garimpeiro durante um ano. Porém, não encontrando ouro, ele iniciou outro negócio: a compra e venda de garrafas de vidro. Dessa maneira, ele chegou a Balsas, no sul do Maranhão, onde percebeu que havia demanda de migrantes por produtos básicos.
Assim, em 1986, Ilson abriu uma pequena mercearia na cidade de Balsas. Em pouco tempo a mercearia iniciou as vendas no atacado e se tornou um Armazém. Em 1997, o Grupo resolveu apostar na venda de eletrodomésticos, criando o EletroMateus.
Em 2000, o Grupo procurava maneiras de expandir para novos mercados. Desse modo, inaugurou a primeira loja, em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão. Posteriormente, em 2002, o Grupo inaugurou uma loja em Santa Inês, o que foi uma estratégia crucial para que o Grupo chegasse à capital Maranhense.
Em 2003, o Grupo chega a São Luís, onde inaugura duas lojas, seguidas por outras aberturas ao longo dos anos. Em 2007, com o objetivo de diversificar os negócios, é criado o Bumba Meu Pão, empresa especializada na fabricação de pães, doces e salgados.
No mesmo ano, também é criado um novo segmento de vendas, o atacarejo, com as lojas Mix Atacarejo. Em 2009, o Grupo inaugura um Supermercado em Açailândia, no Maranhão.
O ano de 2011 foi um grande passo para o Grupo. Dessa forma, por meio de uma parceria com o Bradesco, criou-se o próprio cartão de crédito do Grupo Mateus, o MateusCard. No mesmo ano, o Bumba Meu Pão tem a capacidade de produção triplicada.
Ainda em 2011, o Grupo cria a ULMA – Universidade de Líderes do Mateus, a fim de gerar gestores capacitados para que possam assumir cargos de liderança no Grupo.
Em 2012, o Grupo expande sua atuação para o Pará. Em 2013, ele inaugura mais 4 lojas no Maranhão. Em 2014 o Grupo investe em produção e logística. Em 2015, inicia novas aberturas no Maranhão.
Em 2016, o Grupo cria o seu primeiro negócio online, o site Canto do Chef, especializado em vendas para restaurantes, hotéis e lanchonetes. No mesmo ano, houve um investimento no segmento prime.
Dessa forma, após reformar uma de suas lojas em São Luís, esta ganha um empório, o Spazio Mateus. Além de produtos premium, o Spazio Mateus possui restaurante, gelateria, cafeteria, etc. Em 2019, o Grupo iniciou uma expansão digital, criando o Mateus App e o e-commerce Mateus Online.
Por fim, em Outubro de 2020, a rede fez sua estreia na B3, quebrando duas marcas importantes: maior oferta pública de ações de 2020 e maior IPO de uma empresa do Nordeste na história da Bolsa.
As ações foram precificadas a R$8,97 no piso da faixa indicativa. O ticker da empresa, GMAT3 levantou R$4,6 bilhões em sua oferta. Do total, cerca de R$3 bilhões serão destinados a expansão orgânica. Assim, o Grupo entra na B3 valendo cerca de R$20 bilhões, superando o Carrefour e o Pão de Açúcar.