A XP é uma holding brasileira que administra a XP Investimentos, a XP Advisory, a XP Educação, a XP Corretora, a XP Asset Management, a XP Private, a Clear Corretora, a Rico Investimentos e o InfoMoney.
O principal negócio da XP é a corretagem de serviços financeiros através das suas plataformas de Home Broker e também por meio dos seus agentes autônomos de investimentos espalhados por todas as partes do país.
Na XP, investidores pessoa física e também corporativos encontram uma grande variedade de aplicações financeiras para investir, tanto na renda fixa como também na renda variável.
A XP marca presença na NASDAQ desde 2019, ano em que seus sócios decidiram abrir o capital da corretora no mercado americano de ações. Suas ações são negociadas através do ticker XP.
História da XP Investimentos
A XP nasceu em 2001 em uma sala de 25m² em Porto Alegre após Guilherme Benchimol e seu sócio Marcelo Maisonnave pedirem demissão da corretora onde trabalhavam juntos, para abrir o próprio negócio.
Sendo assim, surgiu a XP, empresa que nasceu com o objetivo de transformar o mercado financeiro e o modo como as pessoas investem. Para viabilizar esse objetivo, seus sócios e fundadores ensinavam pessoas sem experiência no mundo dos investimentos a lucrar com o mercado financeiro.
A estratégia baseada na educação financeira mostrou resultados importantes e no ano seguinte nascia a XP Educação e também os primeiros escritórios de investimentos afiliados à XP.
No entanto, a atuação como corretora veio apenas em 2007, com a aquisição da Manchester CCTVM e Americainvest.
Em 2012, foi a vez de adquirir o portal Infomoney e vender uma fatia de 31% da XP ao fundo de investimento General Atlantic.
Dois anos mais tarde, a XP anunciou a sua entrada no mercado americano através da XP Investimentos e também a aquisição das corretoras Clear e Rico.
Em 2017, a XP chegou a anunciar a venda de 49,9% do seu capital para o Itaú Unibanco (ITUB3 e ITUB4). No entanto, em 2020, o Itaú decidiu vender sua participação no capital da XP.
Por fim, o IPO na NASDAQ aconteceu em 2019, ocasião em que a empresa e seus sócios captaram US$ 2,25 bilhões de dólares no mercado americano de ações.
A Oferta Pública de Ações da XP foi considerada a 9ª maior do mundo naquele ano, com a empresa avaliada em US$14,9 bilhões, valor que representava 70 vezes o lucro líquido do ano anterior ao IPO.
Atualmente a sede da XP está localizada em São Paulo, no entanto a empresa reúne operações em várias partes do Brasil e também do mundo.