O Banco Pine S.A. é uma instituição financeira brasileira de capital aberto, posicionada no setor financeiro e subsetor de intermediários financeiro.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a instituição é focada em serviços de financiamento e assessoria para médias e grandes empresas.
Seu portfólio de produtos abrange desde capital de giro, antecipação de recebíveis, estruturação de dívida até gestão de riscos financeiros em moedas, taxas de juros e commodities.
A instituição também disponibiliza serviços de conta corrente, rotativos, cobranças, transferências, fianças, câmbio, comércio exterior, seguros e investimentos, abrangendo soluções para os clientes corporativos.
Sua estrutura operacional possui uma base majoritariamente de clientes corporativos, e conta com mais de 300 funcionários dedicados a atender as demandas empresariais.
O banco é considerado uma small cap e negocia suas ações na B3 sob os códigos PINE3 e PINE4, além de PINE3F e PINE4F no mercado fracionário.
História e quando foi criado o Banco Pine
O Banco Pine tem suas raízes ligadas à tradição financeira da família Pinheiro, iniciada em 1939 com a fundação do Banco Central do Nordeste.
Em 1975, Noberto Nogueira Pinheiro, descendente da família, assumiu o controle do Banco BMC. No entanto, em 1997, ele vendeu sua participação no BMC e fundou o Banco Pine, dando início a um banco focado em serviços corporativos no Brasil.
Quase uma década depois, em 2005, Noberto tornou-se o acionista controlador exclusivo da instituição, com 100% das ações ordinárias e 29% das preferenciais.
E então no ano de 2007, o Banco Pine realizou sua abertura de capital na B3, tornando-se o primeiro banco de porte médio a realizar sua ofetta pública inicial (IPO).
Anos depois entre 2011 e 2012, o banco aumentou seu capital social, ampliando suas operações no Brasil e o acesso ao mercado de capitais dando suporte às operações de expansão.
Em pouco tempo a instituição passou por um processo de profissionalização da gestão executiva, fortalecendo sua estrutura de governança em meados de 2016.
Já no ano seguinte, em 2017, o banco deu início à capitalização e lançou o Pine Online, uma plataforma digital voltada ao atendimento de clientes empresariais.
Assim, no ano de 2018, a estratégia foi ampliada para atender empresas com faturamento abaixo de R$500 milhões, diversificando o portfólio de clientes.
Esse movimento introduziu uma nova expansão para 20219, quando o Banco Pine mudou-se para uma nova sede e aumentou seu capital com o apoio de acionistas minoritários.
A partir de 2020, o foco da instituição passou a ser a consolidação de sua estratégia digital e a expansão de sua base de clientes comerciais.