Petrobras (PETR4): Governo deve indicar Rafael Dubeux para conselho, diz TV

Essa será a primeira indicação da Fazenda para petroleira

Author
Publicado em 12/03/2024 às 13:35h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 12/03/2024 às 13:35h Atualizado 2 meses atrás por Wesley Santana
Rafael Dubeux é funcionário de carreira do governo federal. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Rafael Dubeux é funcionário de carreira do governo federal. Foto: Reprodução/Redes Sociais

⛽ O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já tem o nome definido para o conselho da Petrobras (PETR4)

Segundo apuração da GloboNews, o indicado seria o secretário-executivo-adjunto da pasta, Rafael Dubeux. Advogado, mestre e doutor em Relações Internacionais, ele é funcionário de carreira da Advocacia Geral da União desde 2005. 

Rafael esteve à frente dos planos da Fazenda na direção da descarbonização, liderando o plano de transformação ecológica. Sua atuação na Petrobras, portanto, deve ser focada em fortalecer a transição energética da Petrobras

🏗️ Leia também: Conselheiro da Vale (VAL3) acusa manipulação no processo de sucessão de CEO

A discussão sobre um nome novo para o conselho da petroleira se desenrola desde a semana passada, quando o presidente Lula pediu indicação a Haddad. Atualmente, o conselho tem 11 membros, sendo a maioria indicada pelo governo federal

Até então, todos os nomes da composição foram indicados por outros órgãos ou pelo Partido dos Trabalhadores (PT), caso do atual presidente Jean Paul Prates. Ainda não se sabe quem Dubeux vai substituir no conselho, já que todas as vagas estão ocupadas. 

Momento complicado

Se confirmada a nomeação do novo conselheiro, a mudança acontece em um momento difícil para a Petrobras, que acumula queda de quase 10% desde a última sexta-feira. Isso porque, ao contrário do que esperava o mercado, a empresa não liberou dividendos extraordinários aos acionistas.

💰 Segundo a companhia, o valor que seria destinado ao pagamento de dividendos será mantido em caixa para investimentos

Neste contexto, a empresa perdeu mais de R$ 55 milhões em valor de mercado e teve retiradas as recomendações de compra da maioria das corretoras de investimentos. Segundo os especialistas, sem o pagamento de dividendos extraordinários, o ticker PETR4 já não é tão atrativo.

Na tarde desta terça-feira (12), as ações apontam uma leve recuperação de 3%, cotadas a R$ 36. O movimento positivo também impacta o desempenho do principal índice da bolsa de valores, o Ibovespa, que opera com alta de 1%, na casa de 127.390 pontos.