PayPal vai recompensar mineradores que usam fontes renováveis

Consumo de energia na mineração é preocupação de órgãos do meio ambiente

Author
Publicado em 23/04/2024 às 18:04h - Atualizado 25 dias atrás Publicado em 23/04/2024 às 18:04h Atualizado 25 dias atrás por Wesley Santana

💡 A empresa de pagamentos PayPal anunciou um projeto para tentar contribuir com a transição energética no mundo dos Bitcoins.

A plataforma vai dar incentivos econômicos para mineradores que usarem fontes limpas na operação. O projeto se dará em parceria com entidades ambientais, como a ONG EnergyWeb.

A empresa quer identificar os profissionais e validá-los como “mineradores verdes” por meio de um sistema virtual. Para isso, eles terão que compartilhar suas chaves públicas para que se cheque a informação.

🌳 Leia também: Greenpeace publica relatório sobre mineração, e comunidade cripto responde

“Apenas o minerador verde que incluir a transação verde, a transação de resgate e minerar com sucesso o próximo bloco” receberá a recompensa adicional em Bitcoin”, diz comunicado do PayPal. “Isto aumentará a probabilidade de encaminhar transações em cadeia para mineradores verdes e incentivá-los quando ganharem o bloco”.

As empresas envolvidas no projeto reconhecem que essa talvez não será a solução para a queima de carbono na mineração, mas acreditam que seja um primeiro passo. Segundo elas, este programa pode beneficiar quem usa fontes renováveis e desencorajar quem não usa.

“À medida que mais mineradores verdes são integrados à solução, as chances de mineradores não-verdes explorarem as transações deverão reduzir ainda mais. Além disso, embora um minerador verde possa ganhar o incentivo ao transmitir a transação de resgate, mesmo que um minerador não verde explore a transação de taxas baixas, o minerador verde ainda é incentivado a minerar a transação em si, pois isso garante que ele ganhará a recompensa”, completa.

Pegada ambiental

👣 Muitos pesquisadores dizem que a mineração do Bitcoin causa muito mal ao meio ambiente, já que depende de grandes volumes de energia. Hoje, até existem mineradores que usam fontes renováveis, mas em menor proporção.

Segundo um estudo da ONU, publicado no ano passado, um ano de mineração consome o mesmo que o necessário para abastecer países como a Itália. Se comparado ao volume de água, é o suficiente para alimentar 300 milhões de pessoas na África Subsaariana.