A Natural da Terra, ou Hortifruti Natural da Terra, é uma empresa brasileira do segmento de varejo, criada em 2015, com sede na cidade do Rio de Janeiro.
O principal foco da companhia é a comercialização de produtos de hortifruti, apostando bastante na qualidade dos produtos e na experiência oferecida pelas lojas.
Atualmente a empresa é considerada a maior rede de hortifrutigranjeiros do Brasil, comercializando milhares de toneladas de frutas em mais de 73 lojas.
Essas lojas, por sua vez, são divididas na versão tradicional (54 unidades), com até 700 metros quadrados e na versão leve (18 unidades), com no máximo 180 metros quadrados.
Os principais estados de atuação da empresa são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, sendo que o seu e-commerce movimenta 16% do faturamento.
Em relação a sua estrutura operacional, a empresa conta com 230 veículos que transportam 16 mil toneladas do campo às lojas em menos de um dia.
Por fim, vale destacar que a base de clientes da empresa alcançou a marca de 48 milhões.
Historia
A história da Natural da Terra, hoje chamada de Hortifruti Natural da Terra, começou em 1988 quando ex-feirantes do Espírito Santo fundaram a empresa Hortifruti.
Logo o crescimento da empresa já não conseguia mais ser contido, e em 2010 o fundo FIB Brasil se torna sócio da empresa, incrementando ainda mais a sua operação.
Então, em 2015, já com um contingente de 32 lojas, a Hortifruti adquiriu a sua concorrente de São Paulo, a Natural da Terra, que na época tinha apenas 8 lojas.
A Natural da Terra, por sua vez, era uma empresa que tinha sido criada em 2001, por Florisvaldo Ruiz que, como feirante, administrava 8 bancas.
Ele percebeu que o mercado de feira de rua não era o futuro, e viu um grande potencial no segmento de hortifrutigranjeiros,o que o levou a criar a empresa com mais 3 colegas.
A partir de 2016, a organização começou a receber investimento de diversas entidades, como o grupo suíço, Partners Group, que adquiriu quase 40% da empresa.
No ano seguinte, o PG, que é um dos maiores fundos de private equity do mundo, adquiriu o restante da companhia, possuindo hoje controle sobre 97,76% do capital da empresa.
Em 2018 a companhia começou a passar por um processo de reestruturação administrativa, trocando o seu quadro operacional do Espírito Santo para o Rio de Janeiro.
Nesse mesmo ano ela também inaugurou um novo modelo de lojas, com uma estrutura menor, menos opções e que se focam em vendas FLV.
No ano de 2019 foi inaugurado um novo centro de distribuição no Rio de Janeiro, unificando toda a operação da empresa, a tornando mais coesa e focada.
Por fim, em 2021 o grupo Hortifruti Natural da Terra chegou a registrar o seu pedido de IPO na CVM, mas em Agosto a Americanas comprou a companhia, tornando-se sua controladora.
Informações Complementares
A empresa Natural da Terra, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ -, tendo um patrimônio de R$ -.
A empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo não Cíclico e no segmento Alimentos.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ -, que gerou um prejuízo no valor de R$ -.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de -, um P/VP de - e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos