A Lupo é uma empresa brasileira do setor têxtil, fundada em 1921 e que tem a sua sede na cidade de Araraquara, no estado de São Paulo.
Atualmente a operação da empresa conta com 332 lojas espalhadas por todo o país, sendo a líder no mercado meias, cuecas e lingerie sem costura.
Em sua linha infantil a empresa se diferencia por ter produtos licenciados de grandes marcas internacionais, como a Marvel, Disney, Warner Bros. e Cartoon.
Na parte de esportes, a empresa oferece a sua marca Lupo Sport, que conta hoje com mais de 500 itens, tanto para o público masculino como feminino.
Alguns outros números que podem servir para ter um quadro mais amplo da empresa:
- 12 mil itens diferentes em seu portfólio;
- 90 mil metros quadrados ocupados em Araraquara;
- 5 mil empregos gerados;
- Possui mais de 35 mil pontos de vendas no Brasil;
- Exporta para mais de 20 países.
Por fim, a Lupo é uma das empresas mais antigas do Brasil ainda em atividade, tendo completado 100 anos em 2021.
Historia
A história da Lupo começou em 1921, com a fundação da Fábrica de Meias Araraquara, pelo empresário Henrique Lupo.
No ano de 1947 a empresa já era conhecida no país como a maior fabricante de meias masculinas, todas elas produzidas 100% com algodão da mais alta qualidade.
No entanto, nesse mesmo ano a companhia recebeu amostras do fio sintético que viria a se tornar o padrão do mercado nos anos seguintes, o Nylon.
Em 1955 a Lupo inaugurou sua nova sede, que continha quatro pavimentos para uso administrativo e industrial, logo tornando-se um marco para a cidade de Araraquara.
No início da década de 60 a Lupo adquiriu as primeiras máquinas para a fabricação de meias femininas, produzindo as meias mais finas e elegantes.
No início dos anos 80 a empresa celebrou um novo grande marco, a inauguração da Fábrica Nova, sendo um conjunto de edifícios com mais 20 mil m².
Durante a década a empresa investiu ainda mais em sua expansão e modernização fabril, criando em 1987 a unidade autônoma de produção de meias femininas.
A partir da década de 90 a empresa começou o seu processo de diversificação lançando a sua primeira coleção de cuecas, que teve uma boa resposta do mercado.
Na virada do milênio a empresa transformou a antiga fábrica em um Shopping, oferecendo ainda mais opções à população da cidade. Em 2004 é inaugurada a centésima loja da Lupo.
O ano de 2014 é marcado pela criação da franquia “Tudo Lupo”, pensada para atender especificamente cidades de até 60 mil habitantes. O ano termina com 300 unidades.
No ano de 2016 houve a aquisição do grupo Scalina, que era detentor das marcas trifil e scala, o que aumentou ainda mais a sua participação no mercado.
Em 2020, no meio da pandemia, a Lupo começou a produzir máscaras de proteção para uso social. No ano seguinte, 2021, começa o seu processo de IPO.
Informações Complementares
A empresa Lupo, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ -, tendo um patrimônio de R$ -.
A empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Acessórios.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ -, que gerou um prejuízo no valor de R$ -.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de -, um P/VP de - e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos