A Kalunga é uma empresa brasileira de distribuição de suprimentos de escritório, informática e material escolar. Seu portifólio conta com mais de 11 mil itens de diversas categorias, como Escolar, Escritório, Organização, Informática, Escrita, Coffee Break, Móveis. Todas estas categorias estão disponíveis por meio dos canais Lojas Físicas, Kalunga e Televendas.
Das Lojas Físicas, a companhia conta com um total de 227, instaladas nos principais Shoppings Centers e pontos estratégicos de rua, localizadas em diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espíritp Santo, Rio Grande do Sul, etc.
A Kalunga, por sua vez, nasceu dentro do conceito OmniChannel desde seu lançamento. Seu objetivo é explorar todas as possibilidades de interação entre os demais, possibilitando alguns serviços, como: consultas de produtos e endereços de lojas, histórico de compras, acompanhamento de pedidos, etc. Além disso, está disponível nas plataformas Mobile, Desktop e App Kalunga.
Já o canal de Televendas tem como finalidade disponibilizar aos clientes um sistema personalizado para controle e administração de compras.
Adicionalmente, a companhia também conta com outras empresas integrantes do grupo:
Spiral do Brasil: indústria gráfica que conta com planta para produção de cadernos e linha de papelaria;
KaSolution: especializada em consultoria e treinamento em tecnologia que desenvolve todos os sistemas utilizados pela empresa;
Copy & Print: uma gráfica rápida, o mais novo negócio da empresa.
Histórico Kalunga
O nome Kalunga, que em dialeto banto africano significa “Tudo de Bom”, foi ouvido pela primeira vez em Maio de 1972. Fruto da iniciativa de Damião Garcia, a história da empresa iniciou-se por meio de uma pequena papelaria no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.
A empresa logo se tornou uma forte Atacadista no segmento, passando a atender pequenas papelarias, como também fornecendo suprimentos de escritório para empresas de pequeno e médio porte.
No início da década de 80, a companhia passou por um movimento de crescimento. Dessa forma, ela ganhou repercursão nacional ao realizar uma parceria com o Sport Club Corinthians Paulista, passando a estampar a camisa do time.
No ano de 1988, adquiriu a Gráfica dos Salesianos, que passa a se chamar Spiral do Brasil, dando início à linha própria de produção de cadernos e suprimentos de escritório. No final dos anos 90, a empresa inaugurou o Website Kalunga, que a partir de 2001 passou a atuar como loja virtual.
Em 2004, a rede contava com 27 lojas. Assim, para suportar um crescimento acelerado, a companhia inaugurou um moderno Centro de Distribuição. Em 2010, a empresa passou por uma série de inovações, dentre as quais reposicionamento da marca e identidade visual das lojas. Estas e outras mudanças permitiram a criação de um modelo ideal para implantação nas grandes redes de Shoppings Centers.
Posteriormente, com o forte crescimento do e-commerce e televendas, foi inaugurado um novo Centro de Distribuição. Em 2012, a empresa comemorou um novo marco, ao atingir o número de 100 lojas físicas.
Informações Complementares
A empresa Kalunga, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ -, tendo um patrimônio de R$ -.
A empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Acessórios.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ -, que gerou um prejuízo no valor de R$ -.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de -, um P/VP de - e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos