Investir no exterior: como fazer investimentos fora do país?

Author
Publicado em 22/03/2024 às 13:09h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 22/03/2024 às 13:09h Atualizado 1 mês atrás por Redação
Investimentos no exterior: como investir fora do país?

Se você está pensando em investir no exterior, mas não sabe como ou por onde começar, saiba que você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, o Investidor 10 vai responder as principais dúvidas sobre o assunto, dentre elas:

  • O que é investimento no exterior?
  • Vantagens de investir no exterior
  • Como investir no exterior [Passo a Passo]
  • Como abrir conta em uma corretora no exterior?
  • Como investir no exterior sem abrir conta em uma corretora fora do país?
  • Quais os riscos e o que considerar antes de investir fora do país?
  • Qual o valor mínimo para investir no exterior?

Para saber mais e conferir o que separamos para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

O que é investimento no exterior?

O investimento no exterior é a prática de alocar recursos financeiros em ativos localizados em mercados financeiros que estão fora do país de origem do investidor. Talvez você ainda não tenha aberto os olhos para isso, mas atualmente, mesmo morando no Brasil, é possível investir em Stocks (ações internacionais), Reit (fundos imobiliários internacionais) e títulos de renda fixa de outros mercados, como por exemplo, o norte americano. Os investimentos no exterior oferecem aos investidores a oportunidade de diversificar seus portfólios, reduzindo o risco associado a eventos econômicos, políticos ou financeiros específicos de um único país. Além disso, vale destacar que investir em mercados estrangeiros pode proporcionar acesso a setores que podem não estar disponíveis no mercado doméstico do investidor.

Vantagens de investir no exterior?

Vantagens de investir no exterior?

Vantagens de investir no exterior? Confira algumas das principais vantagens de investir no exterior:

  • Diversificação de portfólio: Investir em ativos estrangeiros é algo que permite diversificar o portfólio além das fronteiras nacionais, reduzindo a exposição a riscos específicos de um único país.
  • Oportunidades de crescimento: Alguns mercados internacionais podem oferecer oportunidades de crescimento mais robustas em comparação com o mercado doméstico do investidor.
  • Hedge contra riscos cambiais: Investir em moedas estrangeiras pode servir como um hedge natural contra flutuações cambiais. Devido à instabilidade do Real, muitos brasileiros preferem abrir uma conta de investimentos no exterior e aplicar parte dos seus recursos em dólar.
  • Diferenciação de risco: Investir em diferentes regiões geográficas e classes de ativos pode ajudar a reduzir a correlação entre os investimentos, o que pode mitigar o risco do portfólio e potencialmente melhorar o desempenho em diferentes condições de mercado.
  • Acesso a grandes empresas internacionais: Ao investir no exterior você pode comprar ações de grandes empresas globais, como a Amazon, a Apple, a Netflix, a Microsoft, o Google, o Facebook, dentre outras.

Como investir no exterior [passo a passo]

Investir no exterior pode parecer complicado em um primeiro momento, mas na prática, é algo muito mais fácil do que você imagina. Confira nossas orientações no passo a passo abaixo: 1.Abra conta em uma corretora internacional

  • O primeiro passo para investir no exterior é abrir conta em uma corretora internacional. Felizmente, existem diversas opções disponíveis no mercado, muitas delas, com processo de abertura de conta digital, ou seja, através da internet.
2.Transfira recursos para a corretora internacional
  • Depois de abrir a conta, transfira recursos para ela. Muitas corretoras oferecem opções para transferências bancárias internacionais ou pagamentos eletrônicos. Verifique as taxas e o tempo de processamento das transferências.
3.Escolha os ativos para investimento
  • Com recursos disponíveis em sua conta internacional, selecione os ativos nos quais deseja investir, envie ordens de compra, e procure diversificar os seus investimentos para reduzir o risco.
4.Monitore sua carteira internacional
  • Acompanhe o desempenho de seus investimentos no exterior e faça ajustes conforme necessário, levando em consideração possíveis mudanças nas condições do mercado, seus objetivos financeiros e grau de tolerância ao risco.

Como abrir conta em uma corretora no exterior?

Abrir uma conta em uma corretora de investimento no exterior é muito mais simples do que você imagina, e em geral, envolve os seguintes passos: 1.Escolha uma corretora: Pesquise e escolha uma corretora internacional bem recomendada por outros investidores, e que atenda às suas necessidades de investimento. 2.Verifique os requisitos e documentação necessária: Cada corretora terá seus próprios requisitos e documentação necessária para abertura de conta. 3.Preencha o formulário de abertura de conta: Após verificar os requisitos, você precisará preencher o formulário online de abertura de conta fornecido pela corretora. 4.Verificação de identidade: A maioria das corretoras exigirá verificação de identidade como parte do processo de abertura de conta, como por exemplo, o envio de uma selfie segurando o seu documento de identificação. 5.Acesse sua conta e comece a investir: Por fim, você receberá ou precisará fazer um usuário e senha para ter acesso a plataforma da corretora e começar a investir no exterior, aqui mesmo do Brasil, enviando suas ordens de compra e venda através da internet.

Como investir no exterior sem abrir conta em uma corretora fora do país?

Muita gente não sabe, mas investir no exterior sem abrir uma conta em uma corretora fora do país é possível por meio de alguns veículos de investimento disponíveis no mercado doméstico, dentre eles:

Na sequência, vamos apresentar um breve resumo sobre os tipos de investimento em questão.

BDRs (Brazilian Depositary Receipts)

BDRs

são títulos lastreados em ativos estrangeiros que são negociados no mercado brasileiro. Na prática, eles permitem que investidores brasileiros tenham exposição a ações de empresas estrangeiras listadas em mercados internacionais, como a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) ou a Nasdaq. Os BDRs são emitidos por instituições financeiras brasileiras e representam a propriedade de ações estrangeiras mantidas por um custodiante no exterior. Ao comprar BDRs, os investidores brasileiros podem acessar empresas globais renomadas sem a necessidade de abrir uma conta em uma corretora internacional. Confira alguns exemplos de BDRs:

ETFs (Exchange-Traded Funds) internacionais

Os ETFs internacionais são fundos de investimento que oferecem exposição a uma cesta diversificada de ativos internacionais. Esses ETFs são projetados para acompanhar o desempenho de índices globais, setoriais ou específicos de alguns países. Ao investir em ETFs internacionais, os investidores podem obter diversificação instantânea em uma ampla gama de ativos do exterior, sem a necessidade de abrir uma conta em uma corretora fora do país. Como os ETFs podem oferecer exposição a diferentes regiões geográficas, setores da economia e classes de ativos, os investidores podem fazer uso desse tipo de aplicação para construir um portfólio global diversificado.

Clique aqui para conhecer os ETFs mais negociados no mercado internacional.

Quais os riscos e o que considerar antes de investir fora do Brasil?

Quais os riscos e o que considerar antes de investir fora do Brasil?

Quais os riscos e o que considerar antes de investir fora do Brasil? Antes de começar a investir fora do Brasil, é importante considerar uma série de fatores e estar ciente dos riscos envolvidos. Confira alguns dos principais riscos e aspectos a serem considerados antes de investir em mercados internacionais: Risco cambial: Os investimentos que são realizados em moedas estrangeiras estão sujeitos a flutuações cambiais. Sendo assim, se a moeda do país onde você investe se desvalorizar em relação ao Real, isso pode afetar negativamente o valor dos seus investimentos quando convertidos de volta para a moeda local. Risco político e regulatório: Cada país tem seu próprio sistema político e regulatório, o que pode afetar os investimentos estrangeiros. Mudanças na legislação em vigor, instabilidade política, conflitos geopolíticos e intervenções governamentais podem impactar de forma direta ou indireta nos mercados financeiros e os investimentos. Risco de mercado: Os mercados financeiros internacionais também são voláteis e sujeitos a eventos macroeconômicos globais, como recessões, crises financeiras, mudanças nas políticas monetárias e comerciais. Diante disso, pode ser um verdadeiro desafio para alguns investidores, ter que lidar com a volatilidade de uma carteira influenciada pelas condições de mercado de diferentes países. Risco de custódia e segurança: A segurança dos ativos mantidos em custódia no exterior também pode ser uma preocupação. É importante escolher uma instituição financeira ou corretora reconhecida e garantir que seus ativos sejam mantidos de forma segura, de acordo com os padrões regulatórios.

Qual o valor mínimo para investir no exterior?

Em regra, não existe valor mínimo para investir no exterior. No entanto, para sua maior segurança e mitigação de riscos, é recomendável que antes de partir para os investimentos internacionais, você construa uma carteira sólida de ativos no mercado local. Além disso, evite investir mais de 30% do seu portfólio no mercado internacional, afinal, a diversificação é um dos maiores segredos para evitar prejuízos e chegar ao sucesso como investidor.

Conheça o Investidor 10

Para mais conteúdos sobre finanças e investimentos, continue explorando e navegando no Investidor 10. Aqui você encontra uma série de conteúdos gratuitos, além de muita informação, rankings e indicadores sobre os principais ativos do mercado financeiro nacional e internacional, incluindo:

  • Ações;
  • Stocks;
  • BDRs;
  • ETFs;
  • Fundos Imobiliários;
  • Criptomoedas.

Além disso, ao se tornar um assinante do Investidor 10 Pro você terá acesso a:

  • Carteiras recomendadas;
  • Gerenciador de carteiras;
  • Cursos completos;
  • Indicadores e dados para análises;
  • Gráficos variados;
  • Histórico de proventos;
  • Preço justo dos ativos;
  • Relatórios diversificados.

Para ter acesso a todas as soluções acima, reduzir os riscos ao investir e maximizar seus rendimentos como investidor, clique aqui e garanta sua assinatura! Por fim, antes de sair, caso ainda não siga, não se esqueça de seguir o Investidor 10 nas redes sociais e compartilhar nossos conteúdos.