A PetroRecôncavo S.A. é uma empresa do setor de petróleo, gás e biocombustíveis, com atuação no subsetor de petróleo, gás e biocombustíveis.
A empresa se especializa na extração e produção de petróleo e gás natural, operando em campos maduros e mantendo uma frota própria de sondas de perfuração, workover e unidades de estimulação e cimentação.
Sua atuação ocorre principalmente nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, operando cerca de 50 campos nesses locais e atendendo demandas do mercado nacional.
Com um modelo de crescimento de quase cinco vezes em suas reservas de óleo nos últimos 20 anos, a empresa vem mantendo um custo médio competitivo de 13 dólares por barril.
Além de contratos estratégicos de fornecimento de gás natural para empresas como Potigás e PBGÁS, a PetroRecôncavo possui mais de 700 poços ativos e cerca de 800 funcionários.
Uma operadora independente de petróleo e gás no Brasil, é classificada como uma small cap, tendo suas ações negociadas na B3 sob o ticker RECV3. Suas versões fracionárias podem ser encontradas sob o código RECV3F.
História e quando foi criada a PetroRecôncavo
A PetroRecôncavo foi fundada em 1997 por Daniel Dantas na cidade de Mata de São João, Bahia, com o objetivo de atuar na exploração de petróleo e gás natural onshore, principalmente em campos maduros.
Nos primeiros anos de operação, a empresa enfrentou o desafio de estabelecer-se em um mercado dominado por grandes empresas.
Em 2000, firmou seu primeiro contrato de produção com a Petrobras, operando 12 campos maduros na Bacia do Recôncavo.
A partir de 2002, a PetroRecôncavo expandiu suas operações ao adquirir concessões de blocos exploratórios por meio das licitações da ANP, ampliando sua base de produção.
Com a expansão da frota de equipamentos a empresa cativou a internalização de serviços de perfuração em 2008.
Assim, em 2014 ocorreu a parceria com a AVSI Brasil, concretizando a implementação do projeto social Ciranda Viva Recôncavo em Catu.
Enquanto em 2019, a empresa adquiriu 34 campos na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, e consolidando sua presença no Nordeste brasileiro.
Em 2021, realizou sua oferta pública inicial (IPO) na B3, captando mais de R$ 1 bilhão e ingressando no Novo Mercado.
Já no ano de 2022, a empresa expandiu suas operações e fortaleceu parcerias de fornecimento de gás, consolidando novos contratos com distribuidoras regionais.
Em meados de 2023 seguiu investindo na ampliação de sua frota e na modernização de suas operações, visando a eficiência operacional e o desenvolvimento sustentável.