A VAMOS Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos S.A. é uma empresa brasileira que atua no setor de bens industriais e subsetor de comércio com foco em Aluguel de Carros.
A companhia oferece soluções abrangentes de locação de caminhões, máquinas e equipamentos, atendendo a diversos setores da economia, como alimentício, ambiental, agronegócio, energia, florestal, indústria, mineração, serviços, sucroalcooleiro e transportes.
Com presença nacional, a VAMOS opera em 12 estados brasileiros, contando com uma rede de 76 lojas, incluindo 18 concessionárias de caminhões e ônibus da marca Volkswagen.
Além disso, conta com 17 concessionárias de máquinas e equipamentos agrícolas da marca Valtra, 14 lojas de seminovos, 6 lojas da marca Komatsu, 11 lojas da marca Fendt e 4 lojas da marca Toyota Empilhadeiras.
Não atuando apenas com locação, a VAMOS comercializa veículos seminovos e presta serviços de manutenção de frotas, tanto preventiva quanto corretiva.
Dessa forma, a empresa é controlada pela holding SIMPAR e possui uma estrutura operacional robusta, com mais de 45 mil ativos em locação.
Refletindo seu porte médio e posição consolidada no setor, a VAMOS é classificada como uma mid-cap,.
Suas ações são negociadas na B3 sob o ticker VAMO3 e VAMO3F, representando ações fracionárias.
História e quando foi criada a VAMOS
A história da VAMOS remonta a 1950, com a fundação da JSL, que iniciou suas operações com a compra do primeiro caminhão.
Ao longo das décadas, a JSL expandiu suas atividades, firmando contratos de locação de caminhões e equipamentos na década de 1990.
Em 2015, a VAMOS foi criada para centralizar e expandir os negócios da JSL relacionados à locação, concessionárias e lojas de veículos seminovos e pesados.
Nos anos seguintes, a empresa adquiriu locadoras e concessionárias de máquinas e equipamentos agrícolas, ampliando sua atuação no mercado.
Em 2019, a VAMOS tornou-se uma companhia aberta de categoria A e em 2021, a empresa realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO) na B3.
Nos anos seguintes, a VAMOS continuou sua trajetória de crescimento, adquirindo empresas como a Truckvan e a Tietê Veículos, além de expandir sua atuação com novas concessões de marcas como Komatsu e Fendt.
Em setembro de 2024, a empresa recebeu aprovação do BNDES para um financiamento destinado à renovação e expansão de sua frota de caminhões, máquinas e equipamentos nacionais.
Ainda em 2024, a controladora SIMPAR propôs a fusão da subsidiária da VAMOS, a Vamos Comércio de Máquinas Linha Amarela, com a Automob, visando criar uma extensa rede de concessionárias no Brasil.