Amazon (AMZO34) deve ter aprovação da UE para compra da iRobot, diz agência

Em julho, Comissão Europeia alertou que o acordo poderia diminuir a concorrência do setor

Author
Publicado em 23/11/2023 às 15:45h - Atualizado 5 meses atrás Publicado em 23/11/2023 às 15:45h Atualizado 5 meses atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)
(Shutterstock)

A Amazon (AMZO34) deve obter "aprovação incondicional" de órgãos antitruste da União Europeia em sua aquisição da fabricante de aspiradores robôs, iRobot. As informações são da agência "Reuters" e foram publicadas na tarde desta quinta-feira (23).  

O órgão regulador do Reino Unido, que em abril deste ano solicitou a análise do impacto da compra da iRobot pela Amazon, autorizou o acordo "incondicionalmente", após uma revisão preliminar. A aquisição da iRobot pela Amazon totalizou US$ 1,4 bilhão.

Veja também: Ânima (ANIM3) confirma proposta para venda da São Judas

A fiscalização sobre grandes empresas de tecnologia, por órgãos antitruste, nos últimos anos, tem se intensificado, devido aos grandes volumes de dados já armazenados por essas empresas e a busca das gigantes por novos mercados, principalmente visando marcas que já possuem uma posição dominante. 
Em julho deste ano, a Comissão Europeia, que fiscaliza a concorrência na UE, alertou a Amazon sobre o acordo com a iRobot. Segundo a comissão, o acordo poderia diminuir a concorrência e reforçar a posição dominante da empresa norte-americana. 
A Comissão Europeia deve decidir sobre o acordo entre Amazon e iRobot até o dia 14 de fevereiro. O intuito da Amazon com a aquisição da empresa é adicionar mais um dispositivo inteligente ao seu portfólio, formado por assistentes de voz, dispositivos de segurança e telas inteligentes.