20 dicas para economizar dinheiro e investir mais

Author
Publicado em 27/02/2024 às 18:50h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 27/02/2024 às 18:50h Atualizado 2 meses atrás por Redação
Como economizar dinheiro e investir mais?

A habilidade de economizar dinheiro e investir de forma inteligente é essencial para quem deseja ter uma vida financeira equilibrada, realizar os seus sonhos e ter qualidade de vida. No entanto, para muitas pessoas, o desafio de equilibrar as despesas do dia a dia com o planejamento financeiro de longo prazo e os aportes em investimentos pode parecer uma missão impossível. Contudo, a boa notícia é que com um pouco de disciplina, conhecimento e estratégia, é possível alcançar construir um excelente futuro financeiro. Diante disso, neste artigo, nós vamos apresentar 20 dicas práticas sobre como economizar dinheiro, além de 7 dicas para que você consiga investir mais. Se você está pronto para assumir o controle de suas finanças e trabalhar em direção a uma maior estabilidade financeira, continue conosco até o final do artigo.

20 dicas sobre como economizar dinheiro

Para ajudar você que deseja economizar dinheiro, mas não sabe exatamente por onde começar, nós separamos 20 dicas práticas que você pode começar a utilizar hoje mesmo. A construção de uma boa saúde financeira e um patrimônio sólido, começa na busca por conhecimento, bem como, na mudança de hábitos e de mentalidade.

Reserve alguns minutos para conferir as dicas que separamos para você, e comece a colocá-las em prática, o quanto antes.

1.Conheça sua situação financeira

Conhecer sua realidade financeira é o primeiro passo para começar a economizar dinheiro de forma eficiente, visando começar a investir ou investir mais. Por sua vez, para isso, você precisa conhecer e controlar de perto a sua renda mensal e todas as suas despesas. Utilize um caderno ou uma planilha em Excel para listar todas as suas receitas e despesas mensais, a fim de que você saiba exatamente quanto gasta por mês, e quais despesas pode cortar para que sobre mais dinheiro no final de cada mês. Ao ter uma compreensão clara de suas finanças, você estará mais bem preparado para estabelecer metas realistas e criar um plano financeiro que o leve na direção certa.

2.Utilize um app ou planilha para controle financeiro

Utilizar um aplicativo de controle financeiro ou uma planilha pode ser algo muito útil para melhorar a forma com a qual você administra suas finanças. Existem várias opções disponíveis, desde aplicativos móveis gratuitos até softwares mais avançados e pagos. Essas ferramentas permitem que você acompanhe suas receitas e despesas de forma organizada, classifique seus gastos, estabeleça metas financeiras e acompanhe o seu progresso. Ao utilizar um aplicativo ou planilha para controle financeiro, você pode visualizar facilmente onde está indo seu dinheiro, identificar áreas de alto gasto e tomar medidas para reduzir ou eliminar despesas desnecessárias, visando economizar dinheiro e investir mais.

3.Categorize suas despesas

Categorizar suas despesas

é um cuidado fundamental para que você consiga entender para onde está indo seu dinheiro. Ao especificar categorias para organizar suas despesas em grupos como saúde, moradia, transporte, alimentação e educação, você conseguirá ter uma visão clara da distribuição do seu dinheiro, e com isso, saberá onde pode e precisa economizar. Só existem dois caminhos para que você consiga investir mais: economizar dinheiro ou obter novas fontes de renda. Por sua vez, dentre essas opções, economizar costuma ser mais fácil, já que você pode começar agora mesmo.

4.Corte despesas desnecessárias

Cortar despesas desnecessárias é uma das maneiras mais eficazes de economizar dinheiro a curto prazo e aumentar sua estabilidade financeira a longo prazo. Identificar e eliminar gastos supérfluos pode liberar recursos que podem ser redirecionados para economias, investimentos ou para o pagamento de dívidas. Para cortar despesas desnecessárias, comece revisando cuidadosamente seu histórico de gastos. Identifique áreas onde você está gastando mais do que o necessário, como por exemplo, assinaturas de serviços que você não usa e compras impulsivas. Uma vez identificadas essas despesas, tome medidas para reduzi-las ou eliminá-las o mais rápido possível. Ao cortar despesas desnecessárias, lembre-se de que pequenas economias podem somar um bom dinheiro ao longo do tempo.

5.Evite utilizar o cartão de crédito

Dicas sobre como economizar dinheiro - evite usar o cartão de crédito

Dicas sobre como economizar dinheiro - Evite usar o cartão de crédito Evitar o uso excessivo do cartão de crédito também costuma ser uma estratégia eficaz para economizar dinheiro e manter suas finanças sob controle. Embora o cartão de crédito possa lhe oferecer conveniência e flexibilidade financeira, o uso excessivo pode levar ao acúmulo de dívidas, pagamentos de juros elevados e dificuldades financeiras a longo prazo. Ao optar por evitar o uso do cartão de crédito, evite comprar por impulso, e tenha certeza de que você terá recursos para pagar 100% da sua fatura na data de vencimento. Evitando o uso excessivo do cartão de crédito, você estará contribuindo para manter suas finanças saudáveis ​​e ao mesmo tempo evitar, armadilhas financeiras comuns associadas ao endividamento desnecessário.

6.Economize água e energia

Economizar água

e energia é uma decisão que não só beneficia o meio ambiente, como também pode lhe ajudar a reduzir suas despesas mensais. Confira algumas dicas para economizar água e energia em sua casa: Economizar água:

  • Conserte vazamentos imediatamente, como torneiras pingando ou canos com problemas.
  • Instale redutores de fluxo de água em torneiras e chuveiros para reduzir o consumo de água.
  • Tome banhos mais curtos e feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava as mãos.
  • Utilize uma máquina de lavar roupas e lava-louças somente quando estiver com carga completa.
  • Reutilize a água da chuva para regar plantas ou limpar áreas externas.
Economizar energia:
  • Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que são mais eficientes;
  • Desligue aparelhos eletrônicos e luzes quando não estiverem em uso;
  • Utilize aparelhos eletrodomésticos classificados com o selo A de eficiência energética;
  • Aproveite a luz natural sempre que possível e mantenha cortinas e persianas abertas durante o dia.
  • Considere a instalação de painéis solares para gerar sua própria energia e reduzir a dependência da rede elétrica.

Ao adotar essas práticas de economia de água e energia, você conseguirá economizar dinheiro e poderá investir mais.

7.Economize com pedidos no delivery

Economizar no valor e no número de pedidos no delivery, pode lhe ajudar a economizar dinheiro e investir mais, mantendo suas finanças sob controle. Fazer pedidos de entrega com muita frequência pode aumentar significativamente as suas despesas mensais. Sendo assim, tente limitar a quantidade de pedidos que você faz por mês e reserve-os apenas para datas especiais. Além disso, ao escolher itens do menu, opte por alternativas mais econômicas, e que não vão comprometer seu orçamento. Pense em quantas ações de determinada empresa você poderia comprar com esse dinheiro.

8.Utilize menos serviços de transporte por aplicativo

Reduzir o uso de serviços de transporte por aplicativo também pode ser uma boa estratégia para economizar dinheiro ao longo do tempo. Sendo assim, antes de solicitar um serviço de transporte por aplicativo, veja se há outras opções mais econômicas disponíveis, como por exemplo: transporte público, carona com amigos ou familiares, ou até mesmo uma caminhada. Explore outras opções de transporte, como bicicleta ou patinete elétrico. Essas alternativas podem ser mais econômicas e ao mesmo tempo, são mais sustentáveis, contribuindo para o meio ambiente.

9.Cancele a assinatura de serviços recorrentes, como TV por assinatura

Cancelar assinaturas de serviços recorrentes, como canais de TV por assinatura, revistas ou streaming de filmes e música, também, pode ser uma boa alternativa para economizar dinheiro e investir mais. Faça uma lista de todos os serviços de assinatura que você possui, veja quais realmente você considera indispensáveis, e cancele todos ou a maior parte deles. Não tenha dúvidas, a princípio pode até parecer pouco, mas ao solicitar o cancelamento de suas assinaturas recorrentes, você pode economizar uma quantia significativa ao longo do tempo.

10.Cozinhe mais e coma menos fora de casa

Cozinhar mais em casa e reduzir a frequência com que você come fora, também pode ser uma boa estratégia para economizar dinheiro e melhorar sua saúde financeira. Dedique um tempo para preparar uma lista e comprar os ingredientes necessários para que você mesmo cozinhe em casa, evitando os restaurantes. Não é necessário ser um chef gourmet para cozinhar refeições deliciosas e saudáveis ​​em casa. Procure receitas simples e econômicas que utilizam ingredientes acessíveis e fáceis de encontrar. Se você ainda deseja desfrutar de uma refeição fora de casa ocasionalmente, estabeleça um limite para esse fim. Limitar a quantidade de dinheiro que você gasta com refeições fora de casa pode lhe render uma boa economia.

11.Tenha cuidado com os pequenos gastos

Ter cuidado com os pequenos gastos pode fazer uma grande diferença em suas finanças ao longo do tempo. Confira essas dicas:

  • Cadastre todos os gastos: Mantenha o controle de todos os seus gastos, mesmo os menores, registrando-os em um aplicativo de orçamento ou em uma planilha.
  • Estabeleça um limite para gastos opcionais: Determine um limite mensal para os gastos opcionais, como café, lanches, compras impulsivas, entre outros.
  • Pague em dinheiro: Utilizar dinheiro em vez de cartão de crédito pode ajudar a limitar seus gastos, já que você terá uma percepção mais tangível do dinheiro que está sendo gasto.
  • Questione cada compra: Antes de fazer uma compra, pergunte-se a si mesmo, se você realmente precisa daquilo ou se é apenas um desejo momentâneo.

Ao ter cuidado com os pequenos gastos, você pode economizar dinheiro de uma forma muito significativa ao longo do tempo, e com isso, investir mais.

12.Pague suas contas em dia para evitar juros

Pague suas contas em dia para evitar juros

Dicas sobre como economizar dinheiro - Pague suas contas em dia para evitar juros Pagar as contas em dia é uma prática importante para evitar juros e multas desnecessárias, além de manter sua saúde financeira em ordem, e com isso, economizar dinheiro. Quando você paga suas contas após o vencimento, são cobrados juros e multas por atraso, que podem aumentar significativamente o custo total da sua fatura ou boleto. Além disso, o histórico de pagamento é um dos fatores mais importantes na determinação de sua pontuação de crédito. Pagar contas em dia pode ajudar a melhorar sua pontuação de crédito, o que é essencial para ter acesso a crédito quando necessário.

13.Evite fazer compras por impulso

Evitar compras por impulso é outra estratégia importante para manter suas finanças sob controle e garantir que você gaste seu dinheiro de forma consciente. Confira algumas dicas sobre este tópico:

  • Faça uma lista de compras: Antes de sair para fazer compras, faça uma lista específica dos itens que você realmente precisa comprar. Mantenha-se fiel à lista e evite se desviar dela.
  • Estabeleça um limite de gastos: Determine um limite de gastos antes de fazer compras e comprometa-se a não ultrapassá-lo.
  • Espere antes de comprar: Se você sentir vontade de fazer uma compra, aguarde um período de reflexão antes de tomar uma decisão, evitando impulsos.
  • Pense nos seus objetivos financeiros: Lembre-se dos seus objetivos financeiros de longo prazo sempre que sentir vontade de fazer uma compra impulsiva.
  • Pratique o autocontrole: Desenvolver autocontrole e a disciplina financeira é fundamental para evitar compras impulsivas.

Ao evitar compras por impulso, você pode economizar dinheiro e investir mais, construindo um patrimônio sólido ao longo do tempo.

14.Evite ir ao supermercado com fome

Evitar ir ao supermercado com fome é uma estratégia inteligente para economizar dinheiro e fazer escolhas mais saudáveis. Quando estamos com fome, somos mais propensos a fazer compras impulsivas e comprar itens desnecessários. Por sua vez, ao fazer compras no supermercado com o estômago cheio, você dificilmente comprará algo que não seja de fato, necessário. Para evitar ir ao supermercado com fome, tente fazer suas compras no supermercado após uma refeição completa ou lanche reforçado. Além disso, é importante fazer uma lista de compras antes de sair de casa.

15.Evite comprar itens de marcas famosas

Evite comprar roupas, calçados e outros itens de marcas famosas.

É possível encontrar produtos de marcas menos conhecidas que atendam às suas necessidades. As marcas famosas gastam grandes quantias em marketing e publicidade, mas repassam essas despesas para o preço de venda dos produtos, ou seja, quem paga a conta é você. Além disso, nem sempre pagar mais por uma marca famosa significa obter um produto de melhor qualidade. Muitas vezes, os produtos de marcas menos conhecidas oferecem uma qualidade compatível ou até mesmo superior aos produtos de marcas famosas. Fazendo suas compras de forma inteligente, sem se deixar levar por campanhas de publicidade e influenciadores, você pode economizar dinheiro para investir mais.

16.Defina metas para economizar dinheiro

Definir metas para economizar dinheiro é uma parte fundamental de qualquer plano financeiro capaz de levar uma pessoa ao sucesso. Se você ainda não conseguiu definir suas metas, confira essas dicas:

  • Identifique suas prioridades: Comece identificando suas prioridades, como criar um fundo de emergência, pagar dívidas, economizar para fazer uma viagem ou comprar uma casa.
  • Seja específico: Ao definir suas metas de economia, seja o mais específico possível sobre o que você deseja alcançar e quanto dinheiro precisa economizar. Por exemplo, em vez de dizer "quero economizar dinheiro para uma viagem", define um objetivo claro, como "quero economizar R$ 5.000,00 para uma viagem.
  • Estabeleça prazos: Defina prazos realistas para alcançar suas metas de economia. Ter um prazo específico pode ajudá-lo a manter o foco e a disciplina para economizar de forma consistente.
  • Divida suas metas em etapas menores: Se suas metas parecem impossíveis, divida essas metas em etapas menores, para evitar que você desanime.

17.Prefira programas de lazer gratuitos

Optar por programas de lazer gratuitos pode ser uma excelente maneira de se divertir e desfrutar de momentos de relaxamento sem gastar muito dinheiro. Aproveite o ar livre visitando parques locais, trilhas para caminhadas, praias ou reservas naturais. Caminhar, fazer um lanche ou simplesmente apreciar a natureza pode ser uma ótima forma de lazer gratuito. Além disso, em muitos lugares, é possível ter acesso a eventos gratuitos, como festivais culturais, feiras de rua, concertos ao ar livre, mostras de arte e apresentações teatrais. Fique de olho nos eventos locais e aproveite as oportunidades gratuitas. Para conseguir ter atividades de lazer e ao mesmo tempo economizar dinheiro, você também pode fazer uso de instalações recreativas gratuitas, como quadras esportivas, pistas de corrida e campos de futebol ou reunir os amigos para noites de jogos em casa.

18.Evite empréstimos e financiamentos

Evite empréstimos e financiamentos

Dicas sobre como economizar dinheiro  - Evite empréstimos e financiamentos Evite empréstimos e financiamentos sempre que possível para não cair no endividamento descontrolado, bem como, perder dinheiro com juros Empréstimos e financiamentos envolvem o pagamento de juros e taxas, que aumentam o custo total do dinheiro emprestado. Evitar esses tipos de produtos financeiros pode ajudar você a economizar dinheiro a longo prazo. Além disso, o uso excessivo de empréstimos e financiamentos pode afetar as classificações de crédito, especialmente se você não conseguir pagar suas dívidas em dia.

19.Leia mais e aprenda a controlar melhor o dinheiro

Leia mais e aprenda sobre educação financeira

para melhorar suas habilidades de gestão e controlar melhor o seu dinheiro. A leitura de livros, artigos e outros tipos de materiais sobre finanças pessoais pode lhe ajudar a entender melhor conceitos-chave, como orçamento, economia, investimento, gestão de dívidas e planejamento financeiro. Por sua vez, quanto mais você aprender sobre esses tópicos, mais capacitado estará para tomar decisões financeiras de forma assertiva. Na prática, essa é uma das nossas razões de existir: levar conteúdo gratuito e de qualidade sobre finanças para pessoas de todas as partes do Brasil. Se você deseja aprender mais sobre finanças, ter mais qualidade de vida e ser um investidor bem-sucedido, você pode contar com o Investidor 10.

20.Desenvolva novas fontes de renda

Quando o objetivo é investir mais, você não precisa pensar apenas em economizar dinheiro. Na prática, o ideal é que você também busque novas fontes de renda. Confira algumas sugestões:

  • Trabalho freelancer: Considere trabalhar como freelancer, oferecendo algum tipo de serviço que você saiba fazer, em plataformas como Workana e 99Freelas.
  • Venda de produtos online: Se você tem habilidades artesanais ou produtos para vender, considere abrir uma loja online em plataformas como Mercado Livre, Shopee ou Amazon.
  • Aluguel de propriedades: Se você possui propriedades extras, considere alugá-las a longo prazo ou por meio de plataformas de aluguel de curto prazo, como Airbnb.
  • Ensino online: Se você possui habilidades ou conhecimentos em uma área específica, pode vender mentorias ou cursos online.

Ao diversificar suas fontes de renda, você pode reduzir o risco financeiro, melhorar sua qualidade de vida e investir mais!

7 dicas sobre como investir mais

Agora que você já conferiu uma série de dicas para economizar dinheiro, é hora de conferir algumas dicas práticas para investir mais. Ao evitar despesas desnecessárias e investir o maior volume possível de recursos mensais, você acelera o crescimento do seu patrimônio, tem maior segurança, pode realizar sonhos e alcançar a independência financeira. É hora de colocar o seu dinheiro para trabalhar ao seu favor e render no piloto automático, todos os dias. Confira nossas dicas na sequência.

1.Faça cursos especializados

Fazer cursos especializados é uma excelente maneira de aprimorar seus conhecimentos sobre investimentos e desenvolver habilidades específicas que podem ajudá-lo a investir de forma mais eficiente. Aqui no Investidor 10, por exemplo, você encontra uma série de opções em cursos, dentre os quais, podemos destacar:

2.Conheça o seu perfil de investidor

Conhecer o seu perfil de investidor é essencial para que você possa tomar decisões de investimento que estejam alinhadas com seus objetivos financeiros, tolerância ao risco e horizonte de investimento. Existem três tipos de perfil de investidor. São eles:

  • Conservador: O investidor conservador é aquele que prioriza a segurança em suas aplicações acima de qualquer coisa. Por isso, normalmente, esse tipo de investidor aloca a maior parte ou 100% dos seus recursos em ativos como o Tesouro Direto, LCIs, LCAs e CDBs.
  • Moderado: Já o investidor de perfil moderado é aquele que está justamente entre os dois extremos, ao mesmo tempo que esse investidor não se satisfaz com a baixa rentabilidade da renda fixa, ele também não cogita colocar grande parte do seu patrimônio em aplicações de alto risco.
  • Arrojado: Esse tipo de investidor não costuma ser muito adepto a renda fixa, aplicando apenas uma reserva de emergência por lá. Em geral, um investidor arrojado aplica 70% ou mais do seu capital em ativos de risco, mas com maior possibilidade de retorno.

Não tenha dúvidas, conhecer o seu perfil de investidor lhe fará investir mais, pois suas decisões serão bem mais assertivas.

3.Monte uma carteira de investimentos diversificada

Monte uma carteira de investimentos diversificada

Monte uma carteira de investimentos diversificada Montar uma carteira de investimentos diversificada é uma estratégia fundamental para reduzir o risco e maximizar o potencial de retorno dos seus investimentos ao longo do tempo. Confira alguns motivos para diversificar:

  • Redução do risco: A diversificação ajuda a reduzir o risco da carteira, distribuindo os investimentos em diferentes classes de ativos, setores, regiões geográficas e tipos de investimento.
  • Proteção contra volatilidade: Uma carteira diversificada é menos suscetível à volatilidade do mercado, uma vez que os ganhos em uma classe de ativos podem compensar as perdas em outra.
  • Maximização do potencial de retorno: Embora a diversificação possa reduzir o risco, também pode ajudar a maximizar o potencial de retorno, permitindo que você se beneficie de diferentes oportunidades de investimento.

4.Reinvista os dividendos das suas aplicações

Reinvestir os dividendos de suas aplicações é uma estratégia poderosa para aumentar o seu patrimônio ao longo do tempo e acelerar o crescimento de seus investimentos. Quando o objetivo é investir mais, reinvestir os dividendos para potencializar a velocidade de crescimento da sua carteira é fundamental. Confira a importância de reinvestir os dividendos:

  • Aumento do potencial de crescimento: Reinvestir os dividendos permite que você compre mais ações ou cotas dos seus investimentos, aumentando assim o potencial de crescimento do seu patrimônio.
  • Aproveitamento do poder do tempo: O reinvestimento de dividendos capitaliza o poder do tempo, permitindo que seus investimentos cresçam de forma exponencial ao longo dos anos.
  • Aumento do retorno: Ao reinvestir os dividendos, você aumenta o retorno total dos seus investimentos ao longo do tempo, já que os dividendos reinvestidos geram mais dividendos.

5.Siga carteiras recomendadas

Seguir as carteiras recomendadas pode ser útil para investidores que gostam de seguir a orientação de especialistas do mercado financeiro, com o objetivo de tomar decisões mais assertivas. Dentre os benefícios que você pode encontrar ao seguir carteiras recomendadas, podemos destacar:

  • Acesso a análises especializadas: Carteiras recomendadas são elaboradas por analistas e especialistas financeiros que realizam análises detalhadas do mercado e de diferentes ativos.
  • Diversificação: As carteiras recomendadas muitas vezes incluem uma variedade de ativos, como ações, títulos, fundos de investimento e outros produtos financeiros. Ao seguir essas carteiras, os investidores podem diversificar seus investimentos e reduzir o risco.
  • Educação financeira: Seguir carteiras recomendadas também pode ser uma oportunidade de aprender com a análise e o raciocínio por trás das recomendações.

Assine o Investidor 10 Pro, acesse às nossas carteiras recomendadas, e potencialize o retorno dos seus investimentos.

6.Faça análises fundamentalistas dos seus ativos

Fazer análises fundamentalistas é uma prática importante para aumentar a assertividade das suas decisões de investimento. Confira alguns dos seus benefícios:

  • Avaliação do valor intrínseco: A análise fundamentalista permite avaliar o valor intrínseco de um ativo com base em fatores como receita, lucro, fluxo de caixa, balanço patrimonial e perspectivas de crescimento.
  • Identificação de oportunidades de investimento: Ao analisar os fundamentos de uma empresa, os investidores podem identificar oportunidades de investimento em negócios com fortes fundamentos financeiros, perspectivas de crescimento sólidas e vantagens competitivas sustentáveis.
  • Gestão de riscos: A análise fundamentalista também ajuda os investidores a avaliar os riscos associados a um determinado investimento, incluindo riscos financeiros, operacionais, regulatórios e de mercado.

Grandes nomes do mundo dos investimentos, dentre eles, Warren Buffet, utilizam a análise fundamentalista para tomar suas decisões. Você que também deseja fazer uso da análise fundamentalista, encontra aqui no Investidor 10, uma série de indicadores, dados históricos, gráficos e outras informações sobre ações, fundos imobiliários, stocks, criptomoedas, bem como, outros tipos de ativos.

7.Conheça o Investidor 10 Pro

Conte com os conteúdos e ferramentas do Investidor 10 para compreender cada vez mais sobre o mercado financeiro, reduzir riscos e maximizar seus resultados ao investir. Assinantes do Investidor 10 Pro possuem acesso a uma série de conteúdos e ferramentas de valor sobre investimentos, incluindo:

  • Carteiras recomendadas;
  • Gerenciador de carteiras;
  • Cursos completos;
  • Indicadores e dados para análises;
  • Gráficos variados;
  • Histórico de proventos;
  • Preço justo dos ativos;
  • Relatórios diversificados.

Para ter acesso a todas as soluções acima, reduzir os riscos ao investir e maximizar seus rendimentos como investidor, clique aqui e garanta sua assinatura! Por fim, antes de sair, caso ainda não siga, não se esqueça de seguir o Investidor 10 nas redes sociais!