T4F (SHOW3) tomba na Bolsa após problemas em shows de Taylor Swift

Organizadora da turnê, T4F Entretenimento é criticada após fã morrer e show ser adiado por onda de calor

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Publicado em 20/11/2023 às 15:54h - Atualizado 5 meses atrás Publicado em 20/11/2023 às 15:54h Atualizado 5 meses atrás por Marina Barbosa
T4F Entretenimento é a organizadora da turnê de Taylor Swift no Brasil (Shutterstock)
T4F Entretenimento é a organizadora da turnê de Taylor Swift no Brasil (Shutterstock)

Organizadora dos shows de Taylor Swift no Brasil, a T4F Entretenimento (SHOW3) amargou a maior queda da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) nesta segunda-feira (20). As ações da empresa recuaram 9,65% e fecharam o dia cotadas a R$ 2,06.

Também conhecida como Tickets for Fun ou Time for Fun, a T4F Entretenimento é alvo de críticas (e vendas na Bolsa) por causa das polêmicas envolvendo os shows de Taylor Swift no Rio de Janeiro. Uma fã de 23 anos morreu e mais de mil pessoas desmaiaram durante o primeiro show da cantora, na  última sexta-feira (17), que ocorreu em meio a uma onda de calor.

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Fãs relataram que, depois de horas de espera no sol, foram impedidos de entrar no local do show com garrafas de água. Dentro do evento, o copo de água era vendido por R$ 8. Com os termômetros passando dos 39º, a jovem Ana Clara Benevides Machado acabou passando mal e morrendo por uma parada cardiorrespiratória. 

Diante do ocorrido e da continuidade do calor, o show previsto para o dia seguinte foi adiado para esta segunda-feira (20). A decisão, no entanto, só foi comunicada quando milhares de pessoas já estavam no local do evento, o que reforçou as críticas à organização da turnê The Eras Tour e à própria Taylor Swift.

Por causa disso, as ações da T4F Entretenimento afundaram na Bolsa de Valores de São Paulo nesta segunda-feira (20). O papel fechou negociado por R$ 2,06, no menor valor desde 1º de novembro. A empresa foi na contramão do Ibovespa, que teve alta de 0,95% neste início de semana.

Mais desafios

A T4F Entretenimento diz que é líder no mercado de entretenimento ao vivo na América do Sul. Porém, vem enfrentando desafios neste ano. Em março, por exemplo, encerrou uma parceria de quase 10 anos com o Lollapalloza Brasil. Em setembro, enfrentou a suspensão da turnê brasileira de Justin Bieber. 

Diante disso, as ações da empresa vêm sofrendo na Bolsa. Segundo o Investidor10, o papel apresenta uma rentabilidade negativa de aproximadamente 20% em três meses e de 19% em um ano. No acumulado de 2023, a desvalorização foi de cerca de 11%, mesmo com um aumento do lucro da companhia.

Nos nove primeiros meses de 2023, a T4F Entretenimento apresentou um lucro líquido acumulado de R$ 33,9 milhões. O resultado é 426% maior que o do mesmo período de 2022 (R$ 6,5 milhões). A empresa disse que, apesar da redução dos shows musicais, ampliou o número de eventos e ingressos vendidos neste ano, por causa de eventos como o musical O Rei Leão e a experiência imersiva Marvel Avengers S.T.A.T.I.O.N.

Ao todo, a empresa havia realizado 268 eventos e vendido 154 mil ingressos até a publicação do balanço do terceiro trimestre, em 8 de novembro. A T4F tem outros eventos programados para este ano, como shows de The Killers e Pet Shop Boys em São Paulo nos dias 30 de novembro e 4 de dezembro, respectivamente.