FMI e Argentina fecham acordo em US$ 800 milhões

O FMI também ressaltou que a Argentina alcançou "resultados superiores ao esperado" .

Author
Publicado em 13/05/2024 às 17:13h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 13/05/2024 às 17:13h Atualizado 2 meses atrás por Elanny Vlaxio
O FMI é o Fundo Monetário Internacional (Shutterstock)
O FMI é o Fundo Monetário Internacional (Shutterstock)

O governo da Argentina e a equipe do FMI (Fundo Monetário Internacional) chegaram a um acordo para finalizar a oitava revisão do programa de financiamento ampliado, possibilitando o desembolso de US$ 800 milhões, após o país atender às "metas estabelecidas".

💲 O FMI informou em um comunicado que o novo acordo está aguardando a aprovação do Conselho Executivo do FMI, o qual examinará o acordo nas próximas semanas. Após a conclusão da revisão, a Argentina "terá acesso a desembolsos de acordo com o programa".

Leia também: Biden lamenta “devastação” causada por enchentes no RS

Além disso, o FMI também ressaltou que a Argentina alcançou "resultados superiores ao esperado" e explicou que "todos os critérios de desempenho foram cumpridos". "Com base nisso, foram alcançados acordos para continuar reduzindo a inflação, reconstruir as reservas internacionais, apoiar a recuperação e manter o programa firmemente direcionado", declarou.

💰 Contudo, o relatório também adverte que são necessários "esforços para aprimorar a qualidade e a equidade da consolidação fiscal, ajustar os quadros de política monetária e cambial, além de abordar os obstáculos ao crescimento".

Em relação aos pontos de consenso no acordo, o FMI assegurou que "o objetivo de alcançar o equilíbrio fiscal sem financiamento líquido do Banco Central permanece inalterado" e enfatizou que o programa "continuará concentrado em melhorar a qualidade e a equidade da consolidação fiscal".