Bitcoin como reserva de valor

Author
Publicado em 09/02/2023 às 16:38h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 09/02/2023 às 16:38h Atualizado 1 ano atrás por Redação
Bitcoin como reserva de valor

Afinal, o Bitcoin pode ou não ser considerado uma reserva de valor? Há um grande debate em torno deste assunto.

Segundo Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, o Bitcoin é o ouro digital, ou seja, uma alternativa como reserva de valor. Todavia, Nouriel Roubini, economista e professor da Stern School of Business da Universidade de Nova York, afirma que esse criptoativo não é uma forma estável de reserva de valor. Para entender melhor essa discussão... Neste artigo, você aprenderá sobre as definições de Bitcoin e reserva de valor, bem como suas principais características. Por fim, conhecerá argumentos a favor e contra o Bitcoin ser visto como uma forma de proteger seu poder de compra no longo prazo. Vamos lá?

O que é Bitcoin e suas principais características

O Bitcoin é uma moeda 100% digital, que pode ser utilizada para a compra de produtos ou serviços por meio de transações online, de forma descentralizada, ou seja, sem passar pelo controle de instituições financeiras. Pioneira entre as criptomoedas, sua estrutura é baseada na rede blockchain, um banco de dados descentralizado e público.

Principais características

Dentre as principais características do Bitcoin, podem-se destacar:

  • Escassez: a quantidade é limitada, apenas 21 milhões de unidades do Bitcoin podem ser geradas. Além disso, ele não pode ser impresso;
  • Descentralização: o Bitcoin dispensa o controle de intermediários como os bancos e instituições financeiras;
  • Armazenamento de dados: os detalhes de cada transação realizada com Bitcoin ficam armazenados em uma enorme cadeia de blocos (blockchain) e disponível para vários dispositivos. Entretanto, as informações pessoais dos usuários ficam anônimas;
  • Transações inconversíveis: nenhuma transação realizada é reversível, isto é, caso você realize uma compra errada não é possível recuperar a quantia gasta;
  • Investimentos tributáveis: apesar de seu caráter descentralizado, investimentos em criptomoedas com lucros acima de R$35 mil são tributados pelo Imposto de Renda (IR).
Conheça as vantagens e desvantagens do Bitcoin 

O que é reserva de valor e suas principais características?

o-que-e-reserva-de-valor

O que é reserva de valor A reserva de valor é a acumulação de bens específicos capazes de proteger seu patrimônio ao longo do tempo, independentemente do cenário macroeconômico. O ouro e o dólar são as principais fontes de reserva de valor disponíveis atualmente. Entretanto, alguns especialistas consideram também imóveis, terrenos, investimentos e, até mesmo, criptomoedas como uma possível reserva desta natureza.

Principais características

Dentre as principais características da reserva de valor, podem-se citar:

  • Escassez: deve ser escasso e limitado para que não tenha perda de valor no decorrer do tempo;
  • Estabilidade: deve ser de baixa volatilidade, ou seja, não apresentar grandes variações de preço;
  • Segurança: não pode ser falsificado facilmente;
  • Portabilidade: deve ser fácil de se carregar de um local para o outro (requisito não obrigatório, porém útil).
Observação:

Para ser uma reserva de valor, o ativo precisa ser largamente aceito e adotado pelos indivíduos.

Por que o Bitcoin deve ser considerado uma reserva de valor

Para um ativo financeiro ser considerado uma moeda, é necessário que ele cumpra 3 funções básicas, uma delas é a reserva de valor. E, por sinal, é neste ponto que o Bitcoin divide opiniões. Parte dos especialistas em mercado financeiro consideram essa criptomoeda uma potencial nova reserva de valor, pois apresentam quatro características importantes:

  • Escassez;
  • Durabilidade;
  • Portabilidade;
  • Divisibilidade.

Outro ponto positivo é seu caráter descentralizado, ou seja, por não apresentar mediadores financeiros, o Bitcoin está isento das políticas monetárias e cambiais dos países. Entretanto, ainda existe um outro questionamento: mesmo com a alta volatilidade, o Bitcoin pode ser considerado uma reserva de valor? A resposta é: sim, contanto que seja analisado em um intervalo de tempo maior. Como dito anteriormente, a escassez proporciona ao Bitcoin uma tendência de valorização ao longo do tempo, impedindo com que a volatilidade temporária interfira no seu preço. Somado a isso, o aumento do nível de adoção e aceitação desse criptoativo também poderia colaborar para sua estabilidade. Confira como comprar Bitcoins

Por que o Bitcoin não deve ser considerado uma reserva de valor?

Por que o Bitcoin não deve ser considerado uma reserva de valor

Por que o Bitcoin não deve ser considerado uma reserva de valor Por outro lado, existem inúmeras críticas sobre o Bitcoin ser tratado como uma reserva de valor — semelhante ao ouro. Aqui vamos listar as cinco mais relevantes.

Bitcoin como moeda de troca digital

A proposta inicial do Bitcoin era ser utilizado como um dinheiro eletrônico ponto a ponto (peer to peer). Entretanto, ele acabou tomando outros rumos tornando-se um ativo especulativo, ou seja, as pessoas passaram a acumular essa criptomoeda — em vez de gastá-las.

Bitcoin x Ouro

Para diversos especialistas relacionar o Bitcoin como o “novo ouro” é uma insanidade. Primeiro, o ouro é um metal precioso milenar que foi fundamental para o desenvolvimento econômico de diversas civilizações ao longo de milhares de anos. Com a erradicação do padrão-ouro, certamente, ele perdeu um pouco de sua relevância, contudo permanece sendo um ativo "porto seguro”. Já, o Bitcoin é uma moeda digital com uma história ainda recente. Segundo, essa criptomoeda não tem utilidade fora do ambiente online, por exemplo, não pode ser transformada em um artigo de luxo como o ouro.

Valor intrínseco

De certo modo, toda forma de dinheiro só possui seu valor, pois foram atribuídos valores intrínsecos a eles, mediante uma crença compartilhada. Entretanto, a diferença está na quantidade de pessoas que valorizam esses ativos. O ouro, como dito anteriormente, tem uma história milenar e até os dias atuais é considerado um ativo “porto seguro”, pois grande parte dos indivíduos concordam com o seu valor. No caso do Bitcoin, a comunidade que o valoriza ainda é muito restrita em uma escala global.

Alta volatilidade

O principal argumento dos críticos é a alta volatilidade dos Bitcoins, ou seja, seu preço apresentar grandes oscilações. Nesse sentido, não seria considerado uma forma estável de reserva de valor, porque seus ganhos poderiam sumir de um dia para o outro.

Bolhas Especulativas

O Bitcoin ainda é um ativo financeiro recente e rodeado de incertezas. Dado este contexto, nada impede que os credores enxerguem essa criptomoeda como um ativo supervalorizado daqui a alguns anos, ocasionando o estouro de uma possível bolha especulativa. Saiba tudo e confira as tendências do mercado de criptomoeda A partir da análise do texto, conclui-se que o Bitcoin pode ser considerado uma potencial nova reserva de valor, pois apresentam diversas características para tal, como: escassez, durabilidade, portabilidade e divisibilidade. Além de ser uma moeda digital descentralizada. Contudo, a criptomoeda ainda é um ativo recém-criado, rodeado de incertezas e questões a serem provadas. Sendo assim, apenas o tempo poderá dizer se esse criptoativo expandirá, tornando-se um ativo “porto seguro” amplamente aceito e utilizado pelos indivíduos, ou se continuará sendo utilizado por uma comunidade restrita de investidores. Antes de sair, visite nossas redes sociais!