O que é preciso saber sobre economia para investir bem?

Author
Publicado em 05/12/2021 às 18:16h - Atualizado 2 anos atrás Publicado em 05/12/2021 às 18:16h Atualizado 2 anos atrás por Redação
money-writes-with-white-chalk-is-hand-draw-concept
Se você está pensando em começar a atuar no mundo dos investimentos agora e quer saber o que precisa saber para fazer isso com excelência, então, você veio ao lugar certo! Pois aqui, você encontrará as melhores dicas de como investir bem, do jeito certo!Na teoria, parece realmente bem fácil se tornar um investidor, não é? Mas, na prática, a situação pode ser bem mais difícil do que você imaginou.Principalmente se você chegar para atuar sem o mínimo de conhecimento necessário, em alguns assuntos estratégicos desse mercado.Isso quer dizer que você precisa ser um expert em economia para ser um bom investidor? A resposta é não! Você não precisa saber tudo de economia para investir, muito pelo contrário!No entanto, alguns conceitos e ideias são fundamentais para evitar erros mais graves e acabar tendo grandes perdas.De fato, investir requer um conhecimento mínimo em economia, e assuntos que são importantes dentro desse mundo, como acontece com a atuação em qualquer outro segmento.Por exemplo, não tem como você ser o melhor engenheiro civil, se não estudar e se especializar! Isso também acontece no mundo dos investimentos, apesar de tudo parecer muito simples e fácil de fazer.Portanto, se você está se programando para começar a investir e quer iniciar com o pé direito, então, continue lendo e confira as nossas dicas sobre o que é preciso saber sobre economia para investir bem!Dessa forma, você sabe o que estudar e se aprofundar antes de começar. Além disso, também evita algumas desilusões bem grandes no futuro! Preparado? Então, vamos lá!

Melhores dicas para investir bem

Dicas para investir bem

Dicas para investir bem- Foto por Freepik[/caption]

Entendendo como funciona o mercado financeiro

Investir bem: Antes de tudo, você precisa começar a estudar e entender como funciona o mercado financeiro. E isso é quase que puramente econômico!Mas fique tranquilo! Pois o tema não é um bicho de sete cabeças! Além disso, com calma, é possível compreender bem toda a dinâmica desse mercado.Afinal de contas, se você quer ter sucesso em algo, você precisa dominar o assunto. Por isso, estudar sobre o mercado financeiro, e como ele funciona, se torna extremamente importante nesse processo.Falando bem por cima, o mercado financeiro é o ambiente onde ocorrem as negociações de ativos e de produtos de cunho financeiro.Desse modo, existe a pessoa que está oferecendo dinheiro para comprá-los - o investidor - e quem está pagando esse dinheiro emprestado (tomador) ou vendendo.Na dinâmica, um irá repassar para o outro o valor referente à negociação.Essas ações podem acontecer de forma direta ou indireta. Por exemplo, se o produto é um empréstimo bancário, não há nenhum intermediador na negociação.Mas, se estamos falando de comprar ações na Bolsa de Valores, é necessário interagir através de uma corretora de valores, ou seja, de um intercessor.

Estude sobre Inflação

Um termo e variável econômica essencial para os investidores, e que não pode deixar de ser estudada por quem quer investir e ter sucesso é a inflação.A inflação, como você provavelmente já sabe, ou já ouviu falar, diz respeito aos aumentos dos preços em um mercado.Mas, o que torna a inflação tão importante nos investimentos? Ela é o fator que permite calcular a rentabilidade real. Ou seja, o quanto você realmente ganhará.O cálculo da rentabilidade real, considera os ganhos acima da inflação (para garantir que você não perderá dinheiro no longo prazo). E é feito considerando a remuneração do investimento e a inflação atual, dividindo o primeiro pelo segundo.Desse modo, se o resultado for negativo, isso quer dizer que você teria uma perda com o investimento. Pois você pode até receber mais do que o seu investimento inicial. Mas o valor não irá superar a inflação.Portanto, o ideal é que a conta dê um valor percentual positivo.

Taxas importantes para investimentos

Investir bem: Algumas taxas econômicas também são muito importantes para investidores, pois afetam diretamente os investimentos, sendo as duas principais: a taxa de juros Selic e o IPCA.A Selic é simplesmente a taxa de juros básica da economia. Ou seja, ela afetará todas as negociações econômicas e financeiras que forem feitas.A definição da Selic é feita pelo Copom (Comitê de Política Monetária), e ela é utilizada como referência para determinar as cobranças de juros em todas as transações financeiras no Brasil.O IPCA, por sua vez, é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Ele está atrelado diretamente à inflação que, como comentamos mais acima, é um dos conceitos fundamentais para quem investe.

Rentabilidade e Liquidez

Entenda sobre rentabilidade e liquidez para investir bem seu dinheiro

Entenda sobre rentabilidade e liquidez para investir bem seu dinheiro - Foto por Freepik[/caption] Outros dois fatores importantes para estudar antes de começar a investir, são a Liquidez e a Rentabilidade. Podemos entender a Liquidez como a facilidade com a qual podemos converter um ativo em dinheiro. Ou seja: em quanto tempo você poderá vender o seu investimento, ou resgatar o dinheiro que possui, sem ter que pagar taxas por isso? Existe a liquidez diária (investimentos que permitem o resgate dentro de 1 dia útil); a liquidez imediata (que permite o resgate na hora); a liquidez no vencimento (que só permite o restante no final do prazo de vencimento), e liquidez nula (quando não existe um prazo específico para poder resgatar). Portanto, entender sobre liquidez te ajudará a avaliar se o investimento que você está visando, é ideal para as suas necessidades ou não. Por exemplo, se você quer investir todo o dinheiro que possui, mas sabe que pode precisar dele em algum momento, e não quer correr o risco de ter que pagar para retirá-lo se necessário, é melhor evitar as opções de investimento com liquidez no vencimento. No caso da rentabilidade, o conceito se refere ao percentual que você terá de remuneração, ao escolher colocar o seu dinheiro em determinado investimento. Basicamente, é o retorno esperado do seu investimento. Desse modo, é importante analisar rentabilidade e liquidez em conjunto, em qualquer investimento que você esteja pensando em fazer. Assim, você saberá se ele está de acordo com o que você procura no momento.

Investir bem - Tipos de riscos

Investir bem: O risco também é um conceito que faz parte da economia, e que se tornou fundamental nos investimentos. Para quem quer investir bem, saber sobre cada um dos tipos de risco que você pode estar correndo é uma obrigação.Os investidores, ao decidirem investir em algo, podem estar sujeitos a vários riscos, como risco de mercado, risco de liquidez e risco de crédito, sendo que cada um deles pode impactar diretamente nos resultados do investimento.Por isso, antes de investir, é essencial que você estude sobre esses riscos, como identificá-los e o que fazer caso venham a aparecer.Pois, dessa forma, você consegue analisar bem o investimento antes, já entrar sabendo o que pode esperar e como se prevenir.

Investir bem - CDI

Investir bem: Mesmo que o CDI seja o que os investidores mais citam, o conceito não deixa de ser muito relevante para a economia como um todo.Os Certificados de Depósito Interbancário se referem aos títulos que os bancos brasileiros emitem, e que servem para financiar as operações bancárias.O CDI funciona, hoje, como um indexador em vários tipos de aplicações financeiras. Por isso, é muito importante estudá-lo e saber como ele funciona.Sabe quando você abre o site do Nubank, e o banco está te prometendo uma rentabilidade que equivale a 100% do CDI? Então, é justamente sobre esses Certificados.Agora você sabe de tudo para investir bem!

Agora você sabe de tudo para investir bem! -Foto por Freepik[/caption]

Investir bem - Conclusão

Investir bem: São diversos os conceitos de economia que servem para auxiliar, e basear as ações de investidores ao redor do mundo todo. Sendo que aqui, citamos somente as mais relevantes, e que não podem passar batidas de forma alguma.Para se tornar um bom investidor, e investir bem, você não precisa se tornar o próximo maior economista do Brasil, e nem entender como funciona a economia brasileira de cabo a rabo.Mas uma coisa é fato: quem mais se dedica a estudar conceitos, e fatores econômicos que afetam os investimentos, geralmente, é quem mais tem sucesso na área.Portanto, antes de começar a investir o seu rico dinheirinho, tire um tempo para analisar muito bem os fatores econômicos que o cercam.Pois, dessa forma, você terá mais certeza de que ele realmente é um bom investimento, e que você não acabará se colocando em uma situação de perda no futuro.