Escambo: saiba o que significa esse termo "economês"

Author
Publicado em 14/03/2024 às 13:31h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 14/03/2024 às 13:31h Atualizado 1 mês atrás por Redação
Escambo

Não é novidade que o “economês” é cheio de jargões e palavras “difíceis”. O “escambo” foi uma das primeiras palavras desse dicionário e tem grande importância na história da economia. Hoje em dia, as transações comerciais são feitas através da moeda, por meio de sistemas de bancos ou pela troca da moeda física por um produto ou serviço. Entretanto, nem sempre foi assim. Nas civilizações antigas, o escambo era uma prática utilizada para "fazer negócios". Dessa forma, as pessoas e grupos trocavam um bem ou serviço por outro bem ou serviço, que nem sempre tinha valor (monetário) equivalente.

História do escambo

Há milhares de anos, quando surgiram as primeiras civilizações, as primeiras comunidades foram criadas. Algumas pessoas dessas comunidades se dedicavam a agricultura, produção de ferramentas, armas para caça etc. Quando uma pessoa de uma comunidade precisava de um objeto ou algo que não existia onde habitava, ela ia até uma comunidade vizinha para trocar produtos. Assim surgiu o escambo, a primeira forma de comércio. Imagine que você mora em uma caverna e produz apenas facas. Na sua comunidade ninguém pode emprestar uma vasilha para que você possa cozinhar o animal que você caçou. Portanto, você terá que procurar uma pessoa que esteja disposta a receber uma faca, em outra comunidade, para que ela te dê em troca uma vasilha. Caso a pessoa da vasilha não queira uma faca e sim uma arma pontiaguda para realizar a caça, você terá que procurar por alguém que possua essa arma e que queira trocar por uma faca para depois voltar ao dono da vasilha e fazer a troca pela arma pontiaguda. Veja também: Como fazer o dinheiro render Confuso, não é? O escambo causava confusão e, por vezes, era uma prática demorada. Segundo o “Cadernos BC”, do Banco Central do Brasil, pouco depois da criação do escambo, as pessoas entraram em acordo para dar um valor a alguns objetos ou alimentos e poder trocá-los por aquilo que cada uma quisesse ou necessitasse. Com isso, com o passar do tempo, alguns objetos e alimentos, como conchas, plumas, tabaco, peles, pedras, sementes, cereais e sal foram usados como dinheiro para comprar e vender mercadoria. Além disso, esses objetos também eram utilizados para pagar o serviço de outras pessoas.

Escambo no Brasil e primeiras moedas de ouro e prata

No Brasil, por exemplo, após a chegada dos colonizadores, o pau-brasil passou a ser a principal mercadoria utilizada como elemento de troca. Depois disso, o pano de algodão, o açúcar, o fumo e o zimbo (tipo de concha utilizada nas trocas entre os escravos) foram utilizados como “moeda-mercadoria”. Com o crescimento das comunidades, as trocas entre diferentes povos aumentaram. Assim, entraram em cena os metais preciosos (prata e outro), que começaram a ser utilizados como instrumento de troca para facilitar o comércio. O ouro e a prata chamavam a atenção e tinham mais valor pela beleza e dificuldade de obtenção. Dessa forma, os comerciantes carregavam sacos com ouro e prata e balanças para pesar a quantidade desses metais preciosos. Com o tempo, isso começou a se tornar inviável, pelo peso das pedras. Assim surgiram as primeiras moedas, de ouro e prata, com peso e valor escritos sobre os objetos. Além disso, as moedas eram marcadas com nomes e legendas dos governantes que as faziam circular. Mesmo com o surgimento das moedas de ouro e prata, andar com esses bens preciosos não era seguro. Sendo assim, os comerciantes pensaram em uma solução: depositar moedas com uma pessoa confiável, que ficaria responsável só por fazer isso. Essa pessoa era o ourives (um encarregado de guardar e registrar o ouro e metais preciosos de outras pessoas). O ourives entregava um recibo para a pessoa que deixava suas moedas com ele. Assim, sempre que comprava alguma mercadoria, o comerciante ia até o ourives para retirar suas moedas. O dono da mercadoria recebia as moedas e também depositava na casa do ourives. Posteriormente, os ourives passaram a dar recibos pelas moedas. Dessa forma o comerciante poderia utilizar o recibo para realizar compras, como prova de que tinha aquela quantia em moedas. Assim nasceram as primeiras cédulas, que representavam uma certa quantidade de riqueza. Neste caso, de ouro e prata. Além de ficarem com as moedas, os ourives começaram a emprestar quantias aos governantes e outras pessoas em troca de algum benefício ou favor. Dessa forma, surgiu um sistema parecido com o de bancos atuais. O escambo foi um sistema essencial para o desenvolvimento da economia e para que ela chegasse ao que é hoje. Além disso, teve muita importância para o desenvolvimento da sociedade, já que as civilizações precisaram utilizar esse mecanismo para desenvolver, mais tarde, um sistema monetário.

Você sabe a origem da palavra dinheiro?

De acordo com o Banco Central do Brasil, a palavra dinheiro vem do latim "denarius", nome dado a uma antiga moeda romana, de prata e cobre, que circulava em Castilha, na Espanha. Além disso, o primeiro papel moeda oficial, de que se tem registros, foi utilizado na China, no século VII (há mais de mil anos).