A Cogna é uma organização que atua na área de educação, tanto no Ensino Superior Presencial como à distância, além de Educação Básica. Antiga Kroton, a empresa passou por uma reestruturação em 2019, criando 4 unidades.
Até 2019, a empresa possuía 158 unidades de Ensino Superior, presentes em 116 cidades brasileiras. A empresa também possuía 1.510 Polos de Ensino a Distância.
Na Educação Básica, no segundo trimestre de 2019 atendia 36 mil alunos em 54 escolas próprias. Também contabilizou 26 mil alunos em 125 unidades da Red Balloon.
Recentemente, a companhia atende mais de 2,4 milhões de estudantes de todo o Brasil, da Educação Básica ao Ensino Superior, sendo 1 milhão de alunos atendidos diretamente e 1,4 milhão de estudantes por meio das escolas e instituições de ensino parceiras.
Suas ações estão classificadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo B3, tanto com ações à vista (COGN3), quanto com ações fracionárias (COGN3F).
HISTÓRIA DA COGNA EDUCAÇÃO
A Cogna Educação teve seu início em 1966, com a criação do curso pré-vestibular Pitágoras, em Belo Horizonte (MG). Após dois anos, o curso contava com 600 alunos. Em 1972 foi inaugurado o colégio Pitágoras. Já nos anos 1990 foi criada a rede Pitágoras.
Em 2005 surge a primeira faculdade Pitágoras. Dois anos depois foi feita a abertura de capital do Pitágoras na BM&FBovespa, com o nome Kroton Educacional (KROT11).
Já em 2009, a Kroton recebeu um novo aporte financeiro da Advent International, passando a compartilhar o controle da Companhia com os sócios fundadores.
Em 2010, a Kroton adquiriu o Grupo IUNI Educacional, instituição que também atuava na graduação e pós-graduação presencial. Em 2011, comprou a Universidade Norte do Paraná (Unopar), instituição de ensino à distância do país. Em 2013 anunciou a fusão com a Anhanguera, consolidando sua liderança no ensino presencial e na educação à distância.
Em 2015, já sendo uma das maiores empresas do setor de educação do Brasil, a empresa lança o Parcelamento Estudantil Privado (PEP). No ano de 2018 a empresa cria uma holding de educação básica, a Criação da Saber. Também é adquirida a SOMOS, plataforma de Educação Básica, sendo esta uma das maiores aquisições feitas recentemente.