Goldman Sachs recomenda que investidor aposte contra estatais brasileiras

No entanto, o banco também destacou que o bom desempenho recente das estatais foi impulsionado pelo Retorno sobre Patrimônio.

Author
Publicado em 25/03/2024 às 16:44h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 25/03/2024 às 16:44h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)
(Shutterstock)

📉 Em um movimento estratégico, o banco americano Goldman Sachs recomendou investidores a se desfazerem de ações e títulos de empresas estatais brasileiras. A sugestão é direcionar os investimentos para empresas do setor privado, que se espera que prosperem com o atual ciclo de corte de juros.

Segundo o banco, apesar dos fundamentos sólidos, as empresas públicas brasileiras estão negociadas a múltiplos historicamente altos na comparação com pares privados. Além das possíveis intervenções governamentais que podem causar rebaixamentos nas notas de créditos das companhias. 

💲 “O aumento da intervenção governamental nas estatais brasileiras trouxe atenção ao potencial prêmio político para ações e crédito no Brasil. Nós acreditamos que o Brasil está negociando em linha com mercados emergentes da perspectiva de relações entre ativos”, afirmou o banco em relatório.

No entanto, o banco também destaca que o bom desempenho recente das estatais foi impulsionado pelo ROE (Retorno sobre Patrimônio) elevado dos papeis de commodities, que acabaram se beneficiando dos preços mais altos do petróleo. 

📰 “Em contraste, o ROE do setor privado tem sido limitado nos últimos anos, mas está começando a melhorar na margem", diz o banco. "Daqui para frente, esperamos que os ROEs das estatais brasileiras comecem a moderar e a convergir com o setor privado num cenário de juros mais baixos e maior intervenção", acrescentou.

Cabe lembrar que há duas estatais brasileiras enfrentando polêmicas. A Vale (VALE3), com a indecisão sobre a sucessão do cargo de CEO da companhia, e a Petrobras (PETR4), com o anúncio de que não irá pagar dividendos extraordinários.

Com o comunicado do banco, por volta das 16h desta segunda-feira (25), as ações da petroleira avançaram 2,00%, enquanto as da Vale recuavam 0,18%

Leia também: Oi (OIBR3) dispara na B3 com nova versão do plano de recuperação judicial