Como investir, quando se está endividado

Author
Publicado em 18/08/2022 às 07:07h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 18/08/2022 às 07:07h Atualizado 1 ano atrás por Redação
Como investir, quando se está endividado
Como investir

o seu dinheiro quando você se encontra em uma situação de endividamento? Qual deve ser o foco dos investimentos? O que priorizar primeiro? Esse tipo de questionamento ecoa muito entre o brasileiro médio, ainda mais hoje, quando tantas pessoas se encontram uma situação desfavorável financeiramente, e endividadas. Pensando nisso, o Investidor 10 apresenta esse artigo explicando o que considerar na hora de investir o seu dinheiro quando se está em uma situação ruim. Vamos começar? Como investir, quando se está endividado Mulher pensativa. Foto Freepik[/caption]

Dívidas: quitar ou não?

Como investir: A primeira coisa que uma pessoa endividada deve fazer antes de sequer começar a pensar em como investir, é sobre o que fazer com as suas dívidas. Quitá-las de uma vez ou não? Muitas pessoas, ao se depararem com essa situação, rapidamente iriam constatar que o melhor a se fazer é focar na quitação das dívidas. De preferência, à vista. No entanto, é elementar que uma pessoa altamente endividada não tem capital para sanar as suas dívidas de uma vez. Ainda mais se houver a incidência de juros e mora. Algo que também dificulta essa quitação, é a taxa de juros praticada pelos bancos, que é muito alta. Isso faz com que muitos inadimplentes só o sejam, por conta dos juros que rolam em seus débitos. Mas então, se quitar o que se deve de uma vez só não é uma opção praticável para a maioria absoluta das pessoas, qual a alternativa? Resposta: Renegociação. É preciso renegociar os seus débitos antes de se pensar em como investir. Nesse sentido, é possível almejar por:

  • Um aumento no número de parcelas para quitar a dívida;
  • Isenção ou diminuição dos juros e mora cobrados.

Dependendo da natureza das suas dívidas, uma instituição que pode prestar um auxílio valioso ao devedor, é o SERASA, que ajuda a renegociar dívidas e limpar o nome da pessoa. Assim que a dívida for estruturada e se tornar possível conviver com ela, a pessoa pode procurar alternativas de investimento mais seguras e previsíveis, de acordo com o seu perfil.

Perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado

Perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado

Perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado Um dos pontos principais de quem quer aprender a como investir, mesmo estando em um estado de endividamento, é ter em mente qual é o seu perfil de investidor. O perfil de investidor também pode ajudar a entender os motivos que levaram uma pessoa a contrair dívidas, que geralmente se originam de investimentos ruins. Entretanto, uma vez que se quer investir, respeitar as opções para cada tipo de perfil é fundamental, pois apenas assim o investidor terá uma maior segurança. No caso, existem três perfis, são eles:

  • Conservador: Prefere investimentos com menos riscos e menor rentabilidade;
  • Moderado: Mescla segurança com opções mais rentáveis;
  • Arrojado: Prefere colocar o seu dinheiro todo em renda variável.

Também é possível relacionar esses perfis com o nível de conhecimento sobre investimentos que uma pessoa tem. Em outras palavras, quanto mais ela estiver habituada a investir, menor será sua aversão ao risco.

Educação financeira e conhecimento

Um dos principais investimentos que uma pessoa que quer saber como investir, mas está endividada, deve fazer, é em educação financeira e conhecimento em geral. O fato é que existem centenas de opções de investimento no mercado e cada uma delas tem as suas características. Entender como cada uma delas funciona é fundamental. O estudo também ajudará a pessoa a compreender o que a levou para a sua situação de endividamento, a ajudando a evitar que ela cometa os mesmos erros. Nesse meio tempo, ela também pode aprender sobre estratégias de investimento. Porque não basta apenas sanar suas dívidas, é preciso saber como aplicar o seu dinheiro. Para sair de um estado de endividamento, por exemplo, é muito importante que a pessoa entenda e pratique conceitos como:

  • Saber como poupar o seu dinheiro e não gastar com coisas supérfluas;
  • Entender que economizar não é a mesma coisa que se privar de lazer;
  • Aprender a usar um cartão de crédito de forma eficiente;
  • Entre outras coisas.

Hoje em dia, inclusive, é muito fácil aprender a como investir, já que conteúdo gratuito e de qualidade pode ser facilmente acessado pela internet. Vide o Portal do Investidor 10. Contudo, vale destacar que é fundamental ter disciplina e preparar a sua cabeça para lidar com imprevistos. Resiliência é importante também para sempre estar disposto a renegociar.

Como investir: Investimentos assegurados pelo FGC

Investimentos assegurados pelo FGC

Investimentos assegurados pelo FGC Algo que uma pessoa endividada pode fazer para aprender a como investir de forma segura, sem correr grandes riscos, é ir atrás de investimentos que sejam protegidos pelo FGC. O FGC é o “Fundo Garantidor de Crédito”, que protege uma série de investimentos em renda fixa até o montante investido de 250 mil reais. A contrapartida, é que investimentos que possuem esse tipo de garantia, geralmente possuem uma taxa de rentabilidade bem menor, sendo imprescindível analisá-los bem. A questão é que, uma pessoa com um histórico de endividamento, pode querer evitar alguns riscos inerentes a ativos com uma maior volatilidade e que não sejam assegurados. Alguns dos principais tipos de investimentos que recebem garantia deste órgão são:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Letras de Câmbio (LC);
  • Hipotecárias (LH).

Como investir: A renda variável é segura?

Por fim, precisamos falar sobre renda variável. Como investir em renda variável estando endividado? Trata-se de uma opção segura para quem tem dificuldades financeiras? A resposta para estas questões é complexa, pois tudo depende da forma como a pessoa se endividou em primeiro lugar. Todavia, grosso modo, a renda variável é mais arriscada. Mas isso significa que uma pessoa endividada não pode investir em ações, fundos imobiliários, opções e etc? Não necessariamente, mas tudo depende do perfil do investidor. Se a pessoa está endividada, mas ainda possui bastante capital guardado, ela pode ter mais segurança para continuar a fazer investimentos mais arriscados se assim preferir. Entretanto, via de regra, quem está em processo de se reestruturar, é mais responsável aplicar o dinheiro em ativos que apresentem maior estabilidade e segurança. Afinal de contas, como o próprio nome diz, renda variável é variável, podem oferecer altos ganhos ou altas perdas de forma rápida. Ter consciência desse fato é essencial. Pra mais conteúdos e informações, continue acompanhando o nosso blog e também nossas redes sociais.