O Banco ABC Brasil é uma instituição de crédito e serviços para empresas de médio e grande porte no Brasil e está posicionada no setor financeiro e no subsetor intermediários financeiros.
Fundado como uma subsidiária do Arab Banking Corporation, diferente dos grandes bancos de varejo, o ABC Brasil se destaca por sua abordagem boutique no segmento corporativo.
O Banco oferece um portfólio diversificado de produtos, adaptando suas soluções às necessidades de cada cliente, incluindo crédito imobiliário, crédito comercial, câmbio e soluções personalizadas de crédito para empresas.
Administrado pelo Arab Banking Corporation, operacionalmente, a maior parte de suas atividades ocorre no Brasil, com atividade internacional nas Ilhas Cayman para suportar operações internacionais.
Considerado uma medium cap, o Banco se destaca por oferecer uma carteira de crédito expandida que ultrapassa os R$ 48 bilhões, atendendo cerca de 4.946 clientes corporativos.
Seu foco exclusivo no setor corporativo permite uma abordagem altamente personalizada e um controle rigoroso de risco, característica essencial para seus serviços de intermediação financeira e crédito corporativo.
Um fator relevante é seu alinhamento à governança corporativa, estando no nível 2 da B3 operando sob o ticker ABCB4, com opção de fracionário ABCB4F.
História e quando foi criado o Banco ABC Brasil
Com sede em São Paulo, o Banco ABC Brasil, originalmente fundado em 1989 como Banco ABC Roma S.A.
O banco tinha como objetivo atender principalmente o setor corporativo brasileiro, expandindo as operações na América Latina, oferecendo crédito e serviços de tesouraria.
Em 1997, o Arab Banking Corporation comprou a cota de ações do Grupo Roberto Marinho, passando assim, a ter o domínio administrativo.
Desse modo, os demais investidores ficaram com uma participação minoritária nas ações. Embora o administrador possuísse cerca de 95% dos títulos com direito a voto, ele permitia ao banco autonomia em sua atuação local.
Desde então, o banco cresceu de forma sólida, consolidando-se como uma das principais instituições financeiras no segmento de middle market no Brasil.
Em 2007, o Banco ABC Brasil abriu seu capital e começou a negociar suas ações na B3, atraindo investidores interessados em um banco especializado, com um modelo de negócios robusto e focado em empresas.
Ao longo dos anos, a instituição manteve uma trajetória de crescimento sustentável, expandindo sua carteira de clientes e diversificando suas operações.
No ano de 2012 ampliou sua linha de produtos financeiros, serviços no setor corporativo. E em 2017 fortalecendo sua presença no segmento de middle market através de operações de capital de giro e financiamentos estruturados.
Já em 2019, incluiu o financiamento de projetos e operações de mercado de capitais como parte de sua estratégia, e nos anos seguintes, em 2021, o banco se dedicou à ampliação da carteira de crédito e a diversificação de produtos.
Marcado pelo aumento no lucro líquido anual, o banco seguiu para 2024 com uma nova estratégia de posicionamento de marca.
Assim, o Banco ABC tem mantido uma postura conservadora, priorizando uma baixa exposição a riscos, especialmente nas áreas de crédito e tesouraria, o que o distingue no setor financeiro.
Atualmente, sua estrutura acionária é majoritariamente controlada pelo Arab Banking Corporation (ABC), que detém cerca de 60,6% do capital votante e econômico da instituição, enquanto o restante das ações está distribuído entre acionistas e investidores institucionais.