A Centrais Elétricas Brasileiras S.A ou como é popularmente conhecida, Eletrobras, é uma holding nacional do ramo de energia elétrica, criada como sociedade anônima de capital aberto que está sob o domínio acionário do Governo Federal Brasileiro.
A companhia do setor elétrico é negociada na Bolsa de Valores sob os códigos ELET3, ELET5 e ELET6. E detém como principal atividade, a gerência de empresas que trabalham na produção, transmissão e fornecimento de energia elétrica.
Atualmente, a companhia é responsável pela produção de aproximadamente um terço de toda a energia elétrica do país, isso por meio de suas subsidiárias.
Além de grandiosa por deter uma alta produção de energia, ela ainda é portadora de metade do capital que a Usina Binacional de Itaipu detém, e conta também com uma presença internacional.
Desde 2008, a companhia vem atuando em diferentes países da América do Sul, seu objetivo é integrar o mercado em todos os países que estão presentes nessa região.
Responsável pela administração de programas governamentais direcionados para o crescimento do segmento elétrico, a companhia gerência os programas Luz para todos, Proinfa e Procel.
Além disso, é detentora de aproximadamente 89% da malha de linhas de fornecimento elétrico pelo país. E cerca de 95% de sua capacidade total instalada é originada de fontes que possuem baixa emissão de gases causadores do efeito estufa.
Histórias da Eletrobras
Fundada em 1961, durante o Governo Jânio Quadros no Brasil. A proposta para a criação da companhia de energia tinha sido enviada para o Congresso Nacional no ano 1954 por meio de Getúlio Vargas, como parte do projeto de crescimento nacional que o mesmo havia criado para o país.
No período das próximas décadas a companhia contribuiu com um papel de grande importante no desenvolvimento da industrialização no país. No decorrer deste tempo, ela colaborou não somente com a produção e fornecimento de energia, mas contribuiu também planejou e financiou a ampliação do setor no território nacional.
Um dos grandes pontos desse momento de expansão, foi a construção realizada através da união da Eletrobras com o Paraguai, da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu. A Eletrobras ficou com metade do capital que a usina detém.
Outro ponto marcante, foi que em 2008 a companhia recebeu autorização para atuar em territórios estrangeiros.
Dispondo de atividades em todo o território nacional, a companhia é considerada a maior do ramo de energia elétrica no país. Além, de deter o gerenciamento ou pelo menos participação, em grande parte das linhas que fornecem energia elétrica no país.
Com foco em produzir energia limpa, atualmente a companha conta com 95% de sua produção, gerada por fontes que emitem baixo teor de gases estufa.
Além de estar presente na B3, a companhia dispõe também de ações nas bolsas de Madri e Nova York.