A Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig )é uma empresa do setor de utilidade pública e subsetor de energia eletrica.
Atuando na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, a Cemig atua no mercado de gás natural e energia renovável soluções energéticas sustentáveis e consultoria para eficiência energética.
Uma das maiores e mais tradicionais empresas do setor elétrico na América Latina, sua operação ocorre majoritariamente no Brasil, com forte presença no estado de Minas Gerais.
Entretanto, suas operações se expandem por várias regiões do país, e a empresa possui participações em ativos de energia em outros países da América Latina.
A empresa atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, colaborando com empresas como a Petrobras, Gasmig e a Taesa fornecendo energia elétrica certificada.
Dessa forma, a companhia atende mais de 8,5 milhões de clientes e opera uma extensa rede de mais de 500 mil quilômetros de linhas de distribuição de energia.
Além disso, contabiliza mais de 60 usinas de geração, entre hidrelétricas, termoelétricas e parques solares, se consolidando como uma large cap.
Sua estrutura integrada abrange várias subsidiárias, além de participações em outras empresas, com participação direta e indireta em mais de 100 sociedades.
Na B3, a Cemig negocia suas ações sob o código CMIG3 e CMIG4, para o mercado fracionário, os códigos são CMIG3F e CMIG4F.
No mercado internacional, suas ações negociadas nas bolsas de Madri (XCMIG) e Nova Iorque (CIG)
História e quando foi criada a Cemig
Fundada em 1952 pelo então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, a Companhia Energética de Minas Gerais surgiu com o objetivo de atender à crescente demanda por energia elétrica no estado.
Nos primeiros anos, a Cemig enfrentou o desafio de expandir a capacidade energética do estado de Minas Gerais para atender ao rápido crescimento industrial.
E em 1967 realizou a abertura de capital na bolsa brasileira, permitindo a expansão de suas operações.
Com a captação de recursos, a empresa pode realizar a construção de diversas hidrelétricas, atuando como uma das principais concessionárias de energia elétrica no país
Ao longo das décadas, expandiu suas operações adquirindo participações em empresas de energia de outros estados e países.
E nos últimos anos tem investido em gás natural e energias renováveis, como a solar e eólica.
Com investimento em hidrelétricas e energia solar, a empresa se empenha em projetos de modernização da rede elétrica, como a instalação de medidores inteligentes.