A
Petrobras (PETR4) anunciou movimentos estratégicos no mercado de gás natural nessa sexta-feira (1º).
De um lado, a estatal reajustou os preços do combustível nas distribuidoras em aproximadamente 19,2%, para fazer frente à alta do
petróleo.
Do outro, colocou em operação mais uma plataforma no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, o que pode expandir a oferta de gás no Brasil em até 3 milhões de m³ por dia.
Reajuste
Em nota, a Petrobras explicou que os contratos de venda para as distribuidoras prevê reajustes trimestrais, de acordo com a variação do petróleo e do
dólar, além dos preços praticados no principal centro de distribuição dos Estados Unidos, o Henry Hub.
Porém, destacou que o aumento final vai depender dos produtos contratados e dos volumes efetivamente retirados por cada distribuidora, além dos prêmios de Incentivo à Demanda e Performance que oferece para as distribuidoras parceiras.
Aumento da produção
⛽ Já o início da produção da oitava plataforma do campo de Búzios ocorreu três meses antes do previsto no Plano de Negócios da Petrobras.
Com 345 metros de comprimento e 180 metros de altura, a nova plataforma chegou no Brasil em fevereiro, vinda da Coreia do Sul, já com as equipes de comissionamento e operação a bordo. Por isso, pôde iniciar suas operações já na sexta-feira (1º) e agora vai elevar sua produção de forma gradual.
Quando estiver 100% operante, a plataforma poderá produzir 180 mil barris de óleo e comprimir 7,2 milhões de m³ de gás por dia.
Com isso, a produção do campo de Búzios terá um incremento de 1,33 milhão de barris de petróleo diários e a oferta nacional de gás crescerá em até 3 milhões de m³ por dia.
Diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi disse que a antecipação "mostra a capacidade da Petrobras em planejar e entregar projetos complexos, desde a engenharia até a operação, com foco permanente em segurança".
Recorde no 1T26
Por isso, a expectativa da XP Investimentos é de que a estatal entregue resultados sólidos e amplie a distribuição de
dividendos quando apresentar os resultados trimestrais, no próximo dia 11 de maio.