Petrobras (PETR4) terá novos diretores: Veja os indicados por Magda Chambriard

A nova presidente da Petrobras indicou novos nomes para três das oito diretorias da empresa.

Author
Publicado em 14/06/2024 às 15:51h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 14/06/2024 às 15:51h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Magda Chambriard assumiu o comando da Petrobras após a demissão de Jean Paul Prates (Shutterstock)

A Petrobras (PETR4) caminha para ter uma nova diretoria executiva. É que a presidente da Petrobras, Magda Chambriardindicou novos nomes para três das oito diretorias da empresa.

Veja os indicados:

  • Renata Baruzzi, Diretoria Executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação;
  • Sylvia dos Anjos, Diretoria Executiva de Exploração e Produção;
  • Fernando Melgarejo, Diretoria Executiva Financeira e de Relacionamento com Investidores.

As indicações foram comunicadas nesta sexta-feira (14), exatamente um mês depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitir Jean Paul Prates do comando da Petrobras e indicar Magda Chambriard para o posto. Magda já havia sinalizado a intenção de ajustar o perfil dos diretores da empresa.

Processo de governança 

🔎 Em comunicado, a Petrobras ressaltou que "as indicações serão submetidas aos procedimentos internos de governança corporativa" da empresa. O processo inclui análises de conformidade e integridade, a avaliação dessas análises pelo Comitê de Pessoas e, por fim, a deliberação dos nomes no Conselho de Administração.

Ainda segundo a Petrobras, "os atuais diretores permanecem em suas posições até que seja concluído o processo de governança interna necessário à aprovação dos novos nomes".

Veja os diretores da Petrobras que devem ser substituídos:

  • Carlos José do Nascimento Travassos, Diretoria Executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação;
  • Joelson Falcão Mendes, Diretoria Executiva de Exploração e Produção;
  • Carlos Alberto Rechelo (interino), Diretoria Executiva Financeira e de Relacionamento com Investidores.

O perfil dos indicados

⛽ Indicada para a Diretoria Executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi ingressou na Petrobras há 38 anos. Ela já atuou como Corporate Manager na Petrobras América Inc, nos Estados Unidos; foi Gerente Executiva da ETM-CORP (Engenharia, Tecnologia e Materiais – Corporativo); e atuou nas refinarias de Cubatão e Paulínia.

Leia também: Petrobras (PETR4) desiste de vender participação na Metanor

Já a indicada para a Diretoria Executiva de Exploração e Produção, Sylvia dos Anjos, é geóloga aposentada da Petrobras, com mais de 42 anos de experiência na área. Ela foi, entre outras coisas, presidente da ABGP (Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo), vice-presidente da AAPG Latin America (American Association of Petroleum Geologists), gerente geral da Exploração em Geologia Aplicada e de Tecnologias do Ativo de Libra.

Por fim, o indicado para a Diretoria Executiva Financeira e de Relacionamento com Investidores, Fernando Melgarejo, trabalha no Banco do Brasil (BBAS3) há 37 anos, além de Conselheiro de Administração da Neoenergia (NEOE3), presidente do Conselho de Administração do Grupo Litel e Conselheiro Curador da Fundação Banco do Brasil. Desde 2022, também é diretor de Participações da Previ.

Mais mudanças à frente?

Ao todo, a diretoria executiva da Petrobras conta com a presidente da empresa e oito diretores executivos. Magda Chambriard, portanto, manteve, pelo menos por enquanto, cinco diretores da Petrobras. São eles:

  • Clarice Coppetti, Diretora Executiva de Assuntos Corporativos;
  • Claudio Romeo Schlosser, Diretor Executivo de Logística, Comercialização e Mercados;
  • Mário Vinícius Claussen Spinelli, Diretor Executivo de Governança e Conformidade;
  • Mauricio Tolmasquim, Diretor Executivo de Transição Energética e Sustentabilidade;
  • William França da Silva, Diretor Executivo de Processos Industriais e Produtos.

A Petrobras, no entanto, não descartou novas mudanças. Em comunicado, a empresa disse que "demais eventuais indicações serão comunicadas tempestivamente ao mercado".

Os diretores da Petrobras são eleitos pelo Conselho de Administração da empresa para mandatos de até dois anos. São permitidas até três reeleições consecutivas. Os diretores, no entanto, podem ser destituídos a qualquer tempo e não integram o Conselho de Administração da empresa.