Lucro da Vale (VALE3) despenca 9% com US$ 1,6 bilhão no 1T24
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
🎤A disputa pela presidência da Vale pode ganhar novos contornos. Nomes ligados aos ministros Alexandre Silveira e Fernando Haddad estão sendo mencionados como possíveis sucessores, de acordo com o jornal "O Estado de S.Paulo". Dario Durigan, número dois de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda, e Marcelo Spinelli, executivo da Vale (VALE3) com apoio de Alexandre Silveira, são os principais nomes cotados para assumir a presidência da mineradora.
Cale lembrar que o nome de Durigan tem recebido apoio do Bradesco (BBDC4) e de Rubens Ometto, proprietário da Cosan (CSAN3), como possível concorrente à presidência da Vale. Procurados pelo veículo, os dois mencionados não se manifestaram. A Previ ainda estaria na fase de avaliação do currículo de um candidato.
🗣️ Durigan também conta com o apoio de três votos alinhados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no colegiado: André Viana (representante de funcionários), Daniel Stieler (ex-presidente da PREVI) e João Fukunaga (atual presidente da PREVI). Antes, Durigan precisaria ser incluído na lista tríplice de executivos, que será votada pelo conselho de administração em setembro.
Leia também: Gigantes da TV brasileira irão lançar casas de apostas; veja detalhes
De acordo com o jornal, Durigan tem afirmado que, apesar de sua posição atual, não deseja ser percebido como o candidato do governo. Além disso, concordou em avançar nas negociações somente se houver um consenso em torno de seu nome.
💬 Adicionalmente, Francisco Gomes Neto, da Embraer (EMBR3), e Gustavo Werneck, da Gerdau (GGBR4) também foram cotados para assumir o cargo. Além desses, a lista incluiu o ex-presidente da Petrobras (PETR4), Pedro Parente, e o presidente da Volkswagen nos EUA, Pablo Di Si. No entanto, segundo fontes relatadas ao colunista Lauro Jardim, do "O Globo", o conselho apresenta divisões sobre o assunto.
Segundo alguns membros do conselho, a situação se caracteriza como um conflito, com resistências à nomeação de candidatos estrangeiros e figuras políticas. No entanto, há quem aposte na possibilidade de uma solução interna, destacando o vice-presidente Gustavo Pimenta como um candidato forte. Mas, a decisão final será tomada em outubro.
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
Resultado será publicado nesta quarta-feira (24), após o fechamento do mercado.